Entenda o que é colesterol e suas funções no organismo

Entenda o que é colesterol e suas funções no organismo

Apesar de ser fundamental para o organismo, os altos níveis de colesterol podem causar sérias consequências 

O colesterol é um tipo de gordura encontrada no organismo humano. Na maioria das vezes, essa substância é apresentada para as pessoas como algo ruim para o corpo, mas ela também possui funções muito importantes. “Sabemos que [o colesterol] é benéfico para determinadas funções vitais e tem participação fundamental na construção e manutenção das membranas celulares”, explica Allan Cembranel, médico cardiologista. 

Ainda de acordo com o médico, o colesterol também é fundamental no metabolismo das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e é responsável pela síntese de hormônios esteroides. Além disso, é o precursor de todas as classes de hormônios esteroides e tem participação na fabricação da bile, sendo que é através dos ácidos biliares o único meio significativo pelo qual o colesterol pode ser excretado. 

Excesso de colesterol  

Contudo, mesmo sendo importante para o organismo, o excesso de colesterol pode ser muito prejudicial, pois é fator de risco para diversas doenças cardiovasculares. Os altos níveis dessa gordura são responsáveis pelo desenvolvimento da aterosclerose, que atinge principalmente artérias do coração e cérebro, causando respectivamente infarto e derrame.  

“O desenvolvimento dessas doenças se dá de forma insidiosa, progressiva, com deposição de colesterol na parede das artérias e posterior entupimento, impedindo a passagem de sangue e destruindo o tecido”, alerta Ranieri Carvalho Leitão, cardiologista do Hospital Adventista Silvestre. 

Já o médico cardiologista Adalberto Lorga Filho explica que o maior problema dos níveis altos de colesterol, em relação às arritmias cardíacas, é de predispor e aumentar a ocorrência de infarto do miocárdio, o qual frequentemente cursa com arritmias cardíacas graves. “Dessa forma, do ponto de vista clínico e preventivo, mantendo-se baixos os níveis sanguíneos de colesterol, reduzimos indiretamente a ocorrência de arritmias cardíacas”, conclui. 

Tipos de colesterol 

Para entender melhor os níveis de colesterol e quando ele se torna prejudicial ao organismo, é importante saber que existem vários tipos dele no sangue. Dessa foram, o conjunto de todos eles é o que se denomina “Colesterol Total”. 

Além disso, o colesterol é uma espécie de gordura e, como as gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol não se mistura ao sangue. “Por isso, precisa unir-se a certas proteínas para cumprir as suas funções, formando as chamadas lipoproteínas (substâncias compostas de lipídicos – gorduras – e proteínas). Essas lipoproteínas deslocam-se por todo o organismo na corrente sanguínea, sob duas formas principais: o HDL e o LDL”, esclarece o Dr. Allan Cembranel. 

LDL e HDL  

O cardiologista e proprietário do Spa Sorocab, Manoel Carlos Castanho, explica que o LDL colesterol significa “Low Density Lipoprotein”, ou seja, é uma lipoproteína de baixa densidade, e sua característica é conter mais gordura e menos proteína. A função do LDL é transportar o colesterol para o tecido periférico. Já o HDL colesterol significa “High Density Lipoprotein”, isto é, é uma lipoproteína de alta densidade. Este possui mais proteína e menos gordura, e sua função é transportar o colesterol dos tecidos para o fígado e, em seguida, excretá-los.  

Diferenças entre eles  

Estudos científicos mostram que o HDL, conhecido como colesterol bom, ajuda a retirar as moléculas de gordura de dentro das células e possibilita que elas sejam excretadas pelo organismo. “O LDL colesterol faz exatamente o contrário, fixando estas moléculas de gordura dentro das células, provocando a formação de radicais livres, que são prejudiciais ao organismo e aceleram o envelhecimento do corpo”, diferencia o cardiologista Allan Cembranel.  

Ranieri Carvalho Leitão, cardiologista do Hospital Adventista Silvestre, acrescenta ainda que o LDL se modifica e se deposita na parede das artérias, assim, contribuindo no desenvolvimento da aterosclerose enquanto o HDL retira o LDL da corrente sanguínea. 

admin_portal

One thought on “Entenda o que é colesterol e suas funções no organismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *