Alergias durante o inverno: veja como combatê-las

Alergias durante o inverno: veja como combatê-las
Proteja-se das crises alérgicas no inverno (Imagem: Shutterstock)

Médica explica como se proteger de crises alérgicas nessa época do ano 

Com a chegada do inverno, passar mais tempo em locais fechados e a maior incidência de gripes e resfriados são algumas das causas que favorecem o aumento das doenças alérgicas, como a rinite, a bronquite e a asma. 

“As principais causas de alergias respiratórias são, em primeiro lugar, a predisposição genética, que é determinante. Dos alérgenos ambientais, os ácaros são os mais frequentemente envolvidos nas reações alérgicas, especialmente as respiratórias, seguidos pelos pólens, pelos de animais e o mofo”, enumera a Dra. Adriana Vidal Schmidt, médica alergista. 

Tratamentos contra alergias  

A alergia é uma doença crônica, por isso ela costuma apresentar períodos de melhora e de piora ao longo dos anos. “O principal tratamento é afastar os alérgenos envolvidos e usar medicações preventivas por longos períodos, entre as quais damos preferência ao uso de medicações de ação local (os corticoides tópicos nasais, no caso da rinite; os inalatórios, no caso da asma), aliados ao uso de medicamentos antialérgicos (anti-histamínicos) por via oral, conforme necessidades individuais”, explica a Dra. Adriana Vidal Schmidt.  

Em alguns casos de alergias respiratórias, é possível realizar um tratamento com vacinas específicas, injetáveis, com o objetivo de promover, a longo prazo, a redução dos sintomas de maneira mais duradoura. Entretanto, as indicações específicas de tratamentos e a avaliação de cada caso só poderão ser feitas por um médico especialista. 

> Gripe e resfriado: conheça as diferenças e saiba como se proteger

Médica aplicando vacina em mulher
Vacina previne quadros virais mais graves (Imagem: Shutterstock)

Como evitar as crises alérgicas  

Algumas atitudes podem ser tomadas para evitar o aumento de crises durante os períodos de frio. “A vacina para gripe está indicada em todas as faixas etárias, e irá prevenir quadros virais mais graves, com febre alta, calafrios, mal-estar e os quadros mais debilitantes, sendo especialmente indicadas nas crianças menores e nos idosos. Como a asma é mais comumente desencadeada por infecções virais do que bacterianas, indiretamente, com a vacinação, reduzimos estes casos”, conclui a médica alergista. 

Além disso, evitar locais fechados e com muitas pessoas, retirar carpetes e bichos de pelúcia do quarto também pode auxiliar a diminuir as crises alérgicas. 

Natação para melhorar a saúde  

As atividades físicas são grandes aliadas no combate a doenças, pois, quando praticadas regularmente, aumentam a capacidade do sistema cardíaco e respiratório, além de melhorar o condicionamento físico. A natação está entre as atividades que cumpre esse papel muito bem.  

“Algumas vantagens do meio líquido são a diminuição do trabalho de apoio e de sustentação do corpo, aumento do volume cardíaco, […] favorecendo a expiração, regulação do ritmo respiratório, trabalho intenso dos membros superiores e umidade das vias aéreas superiores, importantes para alunos que são acometidos de problemas respiratórios”, esclarece Bruna Bacelar de Araujo Carvalho, professora de natação e hidroginástica.  

A especialista também alerta que o condicionamento reduz a probabilidade de crise respiratória, como a asma, por causa da diminuição da necessidade ventilatória para alguma tarefa cotidiana ou exercícios físicos.  

Veja mais conteúdos na revista ‘Saúde e Bem-estar’

Redação EdiCase

3 thoughts on “Alergias durante o inverno: veja como combatê-las

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.