Como tornar a decoração da sua casa mais sustentável

Como tornar a decoração da sua casa mais sustentável
Decoração com elementos reaproveitados (Imagem: Shutterstock)

Veja como reaproveitar elementos e contribuir para a preservação do planeta

Praticar sustentabilidade tem se tornado cada vez mais urgente para ajudar a preservar o meio ambiente. O consumo desenfreado, por exemplo, tem colaborado para o aumento de lixo no planeta e com o gasto de recursos naturais, impactando negativamente na natureza.

Reduzir, reciclar e reaproveitar

Reduzir o consumo é o primeiro passo importante, mas também é necessário reaproveitar e reciclar o que já se tem. Na decoração, em especial, é totalmente possível reutilizar objetos e mobiliários para ajudar a criar um ambiente bonito e confortável. Assim, você gera menos lixo e ainda consegue economizar dinheiro.

“Não se sabe quem falou, mas é a pura verdade: ‘do ponto de vista do planeta, não existe jogar fora’. Não há mais espaço na Terra, é urgente ação por parte das pessoas”, afirma Juliana Cararo, arquiteta e professora no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR.

Elementos para reaproveitar

Ao invés de irem para o lixo, quadros antigos, embalagens de produtos, caixotes de madeira, utensílios domésticos, roupas, mobiliários, entre outros, podem ser ressignificados e inseridos na decoração. “Garrafas de vidro, de suco, de vinho, de refrigerantes, transformei em um belo kit para decoração de festas, sendo utilizadas como vasos e enfeites de mesa”, exemplifica a arquiteta Juliana Cararo.

Exemplos de elementos para reaproveitar (Imagem: Shutterstock)
Itens com valor sentimental

Para a designer de interiores Mimy Anselmo, objetos que possuem valor sentimental também podem ser reaproveitados para compor o décor. “Esses elementos que trazem uma história são os que trarão maior personalidade ao ambiente”, explica.

Juliana Cararo conta que, quando se casou, ganhou cadeiras com mais de 50 anos, que pertenceram à bisavó dela. “A parte metálica parecia precisar de novo acabamento, no entanto, resolvemos limpar com produto próprio para metais como prata, alumínio e cromo, e para nossa surpresa ficou novo. Então, trocamos o tecido da parte estofada e ficou completamente contemporâneo”.

Dê uma cara nova aos objetos

A criatividade é uma grande aliada na hora de transformar aquilo que já se tem. Com um pouco de tinta ou aplicações, por exemplo, é possível renovar completamente aqueles potes de vidro de conservas. Assim, você consegue dar a eles novas funções na casa, como utilizá-los para guardar temperos e outros alimentos.

No caso dos mobiliários, segundo Juliana Cararo, eles podem ser renovados completamente, de maneira bem simples: com a troca de tecido, uma boa manutenção ou mesmo uma pintura diferente.

A arquiteta diz que “existem objetos que nem precisam de melhorias ou modificações, são interessantes por si só, e apenas dando outro uso ficam diferentes”.

Procure inspirações

Nas redes sociais, como Instagram e Pinterest, há inúmeras referências para customizar e reaproveitar itens na decoração. “Você vai encontrar coisas incríveis que as pessoas fazem por aí, e nem precisa ser artista, artesão e nem ter muita habilidade, há inúmeras técnicas e facilidades que vão te permitir ousar e dar um toque especial na decoração da sua casa”, afirma Juliana Cararo.

Confira outras dicas na revista Projetos e Decoração.

Laleska Diniz

Jornalista com formação pela PUC-SP. Apaixonada por produção de conteúdo, trabalha há quase 4 anos com comunicação. Na EdiCase, produz textos sobre os mais variados assuntos para revistas impressas e digitais, portal de notícias e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.