Ícone do site Portal EdiCase

Confira as energias do primeiro eclipse de 2022

Eclipse Solar parcial ocorrerá no dia 30 de abril de 2022

Eclipse Solar parcial ocorrerá no dia 30 de abril de 2022 ( imagem: Shutterstock)

Veja o cronograma e os detalhes dos 4 eclipses que acontecem ao longo deste ano

Por Suzana Elias Azar

O ano de 2022 terá, ao todo, quatro eclipses: dois solares parciais e dois lunares totais. Todos acontecerão no eixo formado entre os signos de Touro e Escorpião. Isso porque os eclipses ocorrem sempre em pares e seguem um ciclo bem definido e conhecido desde a Antiguidade, chamado de Ciclo de Saros. E, por isso, os temas regidos por esses dois signos ficam em evidência.

> Sol em Touro: veja como cada signo pode aproveitar essa energia

Todos os eclipses acontecerão nos signos de Touro e Escorpião

“Touro e Escorpião falam exatamente sobre reter e transformar. Esses eclipses reverberam na economia mundial a busca por uma retomada econômica, o que, certamente, irá demandar uma ampla revisão e desapego do que não é essencial”, explica a astróloga Virginia Gaia.

Momento de reflexão

Além das questões materiais, Virginia explica que a simbologia do eixo Touro-Escorpião também envolve os aspectos intangíveis, incluindo questões de poder, morte e sexualidade. “Com os eclipses acontecendo nesse ponto do céu, 2022 inspira profundas reflexões e muita vontade de virar páginas”, complementa.

Cronograma dos 4 eclipses de 2022

Confira o cronograma e os detalhes dos quatro eclipses que acontecem ao longo deste ano, lembrando que mapas astrais com planetas pessoais com até 3 graus de distância de onde acontece o eclipse são diretamente afetados por eles. 

> Galo: conheça as características desse signo do horóscopo chinês

30 de abril: eclipse solar parcial (Sol e Lua aos 10°28’ do signo de Touro)

A Lua Nova acontecerá com o Sol encoberto parcialmente pela Lua e ambos unidos ao planeta Urano, todos no signo de Touro. Na mesma longitude na qual acontece o eclipse, está Achird, a estrela Eta da Constelação de Cassiopeia, marcando a cintura da rainha da Etiópia que está representada neste conjunto de estrelas.

Importância de aproveitar o eclipse para fazer transformações

A simbologia desse fenômeno astronômico e astrológico remete, portanto, à necessidade de se vencer o orgulho para transformar, promovendo desapego ao que é supérfluo para a construção do novo. Questões sobre consumo responsável e beleza de verdade ficam em evidência.

> O cachorro de cada signo: conheça as características do seu pet de acordo com o horóscopo

16 de maio: eclipse lunar total (Lua aos 25°18’ do signo de Escorpião)

Visível no Brasil, a Lua Cheia será eclipsada pela sombra da Terra, fazendo com que a regente das marés deixe de receber a luz do Sol temporariamente, ganhando tom avermelhado no céu.

Eclipse de 16 de maio terá Lua Cheia em tom avermelhado (Foto: Shutterstock)

Com o Sol no signo de Touro, a Lua será eclipsada na mesma longitude de Agena, a estrela Beta da Constelação de Centauro, que marca um dos joelhos desse animal mítico ligado à espiritualidade e ao conhecimento. Será, então, um eclipse que evocará sabedoria, deixando temas educacionais e filosóficos em destaque, além de remeter ao psiquismo e à sexualidade.

25 de outubro: eclipse solar parcial (Sol e Lua aos 2°00’ do signo de Escorpião)

Com Sol e Lua unidos no signo de Escorpião, a Lua Nova acontecerá com a Lua encobrindo parcialmente o Sol. O eclipse também acontece em conjunção aos planetas Vênus (que também estará em Escorpião) e Mercúrio (passando pelo signo de Libra).

Eclipse evocará a renovação

Na mesma longitude, está Miaplacidus, a estrela Beta da Constelação de Carina, sinalizando a base da quilha do navio dos Argonautas, grupo de viajantes míticos em busca do Velocino de Ouro, um carneiro cuja lã de ouro tinha poderes curativos. Assim, esse eclipse evocará a profunda renovação, cura pelo prazer e pela beleza, levando atenção aos temas psíquicos e mágicos. 

> Inferno astral: entenda o que é e como enfrentá-lo

8 de novembro: eclipse lunar total (Lua aos 16°00’ do signo de Touro)

Em conjunção com o planeta Urano, a Lua Cheia em Touro será eclipsada pela sombra da Terra, ganhando tom avermelhado. Isso ocorrerá porque deixará de receber temporariamente a luz do Sol. O nosso Astro-Rei estará no signo de Escorpião, em conjunção com os planetas Vênus e Mercúrio, também em Escorpião.

Eclipse ajudará a vencer medos inconscientes

A Lua eclipsada estará na mesma longitude que Menkar, a estrela Alfa da Constelação de Cetus, o mítico monstro marinho enviado para devorar a princesa Andrômeda, até que ela é resgatada por Perseu. Esse será, portanto, um eclipse que ajudará a vencer medos inconscientes, promovendo viradas repentinas de situação e a emergência de novas soluções para antigos problemas, especialmente no campo econômico.

Confira as previsões do mês para o seu signo

Sair da versão mobile