Ícone do site Portal EdiCase

6 receitas tradicionais da culinária portuguesa

Prato branco com sardinha grelhada e batata ao murro4

Sardinha grelhada com batata ao murro (Imagem: Benoit Daoust | Shutterstock)

A culinária portuguesa é uma das mais ricas do mundo. Com traços mediterrâneos, os alimentos mais consumidos no país são peixes, frutos do mar, batatas, azeites e azeitonas que, combinados ou não, rendem pratos irresistíveis. O país também é rico em uma variedade de doces, desde os mais simples aos mais sofisticados, capazes de deixar qualquer um com água na boca. Não à toa, Portugal é referência quando se trata de gastronomia.

Por isso, selecionamos 6 receitas típicas de Portugal para você se deliciar em casa. Confira!

Sardinha grelhada

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque as sardinhas e o pimentão e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Após, unte uma grelha com azeite e deixe aquecer. Disponha o peixe sobre a grelha e doure os dois lados. Desligue o fogo, finalize polvilhando com coentro e sirva em seguida.

Bacalhau albardado

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o bacalhau, o alho, o leite e o colorau e misture bem. Após, borrife o vinho branco sobre o bacalhau e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, em um recipiente, coloque os ovos e as folhas de salsa e bata bem. Depois, retire o bacalhau do recipiente, passe na farinha de trigo, nos ovos e novamente na farinha. Reserve.

Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Aos poucos, adicione o bacalhau e, com a ajuda de uma escumadeira, frite por 2 minutos. Repita o processo com todo o peixe e disponha sobre um prato com papel-toalha para retirar o excesso de óleo. Sirva em seguida.

Batata ao murro

Ingredientes

Modo de preparo

Em água corrente, lave as batatas, esfregando com uma escovinha. Depois, disponha em uma panela, cubra com água, coloque sal e leve ao fogo médio para cozinhar até ficarem macias. Desligue o fogo, escorra a água e pressione levemente cada batata com o punho. Transfira para uma assadeira, regue com azeite, polvilhe com as ervas frescas e leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar. Sirva em seguida.

Arroz cabidela

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente os tomates e o frango e misture bem. Tempere com sal, cubra o frango com água e cozinhe por 10 minutos, após levantar fervura. Junte o arroz e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo sempre. Por último, coloque o sangue do frango e o vinagre e cozinhe até apurar. Desligue o fogo e sirva em seguida.

Salame de chocolate (Imagem: Pronina Marina | Shutterstock)

Salame de chocolate e biscoito

Ingredientes

Modo de preparo

Em banho-maria, derreta a manteiga e o chocolate em panelas separadas. Reserve. Em uma batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata até obter uma consistência homogênea. Reserve. Em um recipiente, coloque os biscoitos e quebre em pequenos pedaços. Junte a manteiga e mexa para incorporar. Acrescente a mistura com ovos e açúcar e misture até obter uma massa homogênea. Por último, coloque o chocolate e misture bem. Após, modele a massa no formato de um salame e embrulhe com papel-manteiga. Leve à geladeira por 2 horas. Sirva em seguida.

Caldo verde com chouriço

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a cebola, o alho e as batatas, cubra com água e leve ao fogo médio até levantar fervura. Tempere com sal, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos. Enquanto isso, em outra panela, coloque a couve, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até levantar fervura. Desligue o fogo, escorra e reserve. Com a ajuda de uma faca, corte o chouriço em rodelas finas e refogue com azeite em fogo médio. Reserve. Em um liquidificador, coloque as batatas e bata bem. Depois, transfira as batatas para uma panela, adicione a couve e leve ao fogo médio para cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo, junte o chouriço e sirva em seguida.

Sair da versão mobile