6 dicas para começar a correr na rua

6 dicas para começar a correr na rua
A corrida de rua tem se tornado cada vez mais popular (Imagem: Drazen Zigic | Shutterstock)

A corrida de rua tem se tornado uma atividade popular, principalmente nas redes sociais, e ganhado cada vez mais adeptos. Segundo dados da Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABCR), durante 2023 foram registradas mais de 150 mil corridas pelo Brasil, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

E a tendência é que essa prática se intensifique neste ano. Isso porque o esporte é acessível e possibilita que pessoas de qualquer idade pratiquem. Pensando nisso, a personal trainer Thais Nascimento Ghendov Gonçalves dos Santos, cadastrada no GetNinjas, aplicativo de serviços, lista 6 dicas básicas para quem deseja começar a correr na rua. Confira!

1. Procure um médico

Antes de pensar em praticar qualquer atividade física, é essencial procurar por um médico e realizar exames para avaliar como está a sua saúde. É muito importante que o seu corpo esteja preparado para a prática.

2. Fortaleça a musculatura

O segundo passo para começar a correr é fortalecer a musculatura envolvida na atividade. No ambiente das academias de ginástica, por exemplo, há uma diversidade de equipamentos que proporcionam fortalecimento. Porém, há alguns exercícios feitos em casa de forma adaptada que também ajudam a alcançar este objetivo.

3. Pratique exercícios educativos

Somente após o fortalecimento da musculatura que é recomendado iniciar os exercícios educativos. Eles são chamados assim porque são responsáveis pela melhora de cada movimento da corrida de rua e ajudam na postura para a execução da atividade.

Homem abaixado amarrando o tênis na rua
Escolher o calçado correto para a corrida de rua ajuda a evitar lesões (Imagem: Prostock-studio l Shutterstock)

4. Escolha o calçado adequado

O calçado adequado é um item indispensável para praticar corrida. Além de contribuir com o conforto, ajuda a prevenir lesões nas articulações e evitar dores nos pés, nas pernas e na coluna. Ademais, ajuda a ter um rendimento melhor durante a atividade.

5. Não burle o treino

Se exercitar no mínimo três vezes por semana é o ideal para alcançar sua meta. Isso inclui exercícios na academia, atividades em casa e corridas na rua. O importante é manter o foco e a frequência das atividades.

6. Comece aos poucos

Comece fazendo pequenos treinos, intercalando corrida e caminhada ou corrida e descanso. Assim, seu corpo vai se adaptando à nova rotina e se condicionando. Tente tudo isso na esteira, inicialmente, e, de maneira gradativa, intercale com corrida de rua.

Por Carla Macedo

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.