Dicas para começar a fazer artesanato

Dicas para começar a fazer artesanato

Conheça a história do artesanato e veja porque vale a pena investir nesse trabalho manual

Quando se fala em artesanato, a primeira coisa que vem à mente é o trabalho feito com pequenos recursos e realizado em casa, sem máquinas industriais. A origem é exatamente essa.

Os primeiros artesanatos foram feitos quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais. O trabalho era realizado pelas famílias.

No Brasil, os indígenas foram os primeiros artesãos, produziam cerâmica, cocares e tangas com penas e plumas e usavam pigmentos naturais para fazer pinturas.

Tipos de artesanato

São diversos os tipos de artesanato, tantos que seria difícil especificar cada um. Alguns deles, são: aplicação em puff, vagonite, scrapbook, sabonetes e pintura em tecido. “Se começarmos a listar aqui, podemos ter uma lista imensa e ainda faltará muito”, explica Sandra Monice, artesã e artista plástica.

Comece já

Sim! Você também pode fazer artesanato, basta escolher o que mais lhe agrada e colocar a mão na massa, na agulha ou no pincel… O importante é escolher algo que lhe dê prazer. “Existem pessoas que não se dão bem com pintura. No entanto, conseguem criar verdadeiras esculturas com colagem de jornal!”, afirma a artesã e artista plástica Sandra Monice.

Pesquise possibilidades

Segundo ela, um bom começo é pesquisar em feiras de artesanato as possibilidades estéticas que mais agradam aos olhos e verificar se são compatíveis com os potenciais manuais. “Outra boa escolha são os muitos cursos que estão disponíveis no mercado”, recomenda Sandra Monice.

Hobby e trabalho

Sandra Monice é formada em psicologia e usa o artesanato como hobby, mas mantém sites para comercializar os seus produtos. “Sempre fui muito curiosa e inquieta e sempre gostei de trabalhos manuais. Com o passar dos anos, também colaborou a minha formação em psicologia para valorizar ainda mais o artesanato e todas as expressões da criatividade humana, inclusive com usos terapêuticos”, conta.

Redação EdiCase

One thought on “Dicas para começar a fazer artesanato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *