4 dicas para cuidar da barba

4 dicas para cuidar da barba
Manter a barba limpa ajuda a controlar a oleosidade (Imagem: Shutterstock)

Cada pessoa tem sua rotina de cuidados pessoais com corpo e cabelos, com a barba não é diferente. Porém, a busca pela barba bonita e sempre bem preenchida nem sempre vem acompanhada dos cuidados necessários, o que faz com que surjam dúvidas de como tratá-las corretamente e, assim, conseguir manter a pele saudável.

Por isso, a dermatologista e cofundadora da health tech alemã Formel Skin, Dra. Sarah Bechstein, elenca 4 dicas para você cuidar corretamente da sua barba e mantê-la bonita por mais tempo. Confira! 

1. Faça a higiene corretamente 

Para a dermatologista, o primeiro passo é a higienização com xampus mais indicados e condicionadores leves. Ela reforça que manter a barba limpa ajuda a controlar a oleosidade e eliminar a impurezas acumuladas ao longo do dia.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

“Uma barba mal-cuidada não se limita aos fios sem brilho, quebradiços e ressecados. A falta de higiene e/ou cuidados com a barba começa a causar coceira, irritação na pele e mau cheiro, além de pelos encravados”, explica a Dra. Sarah Bechstein. 

2. Seque bem a barba 

De acordo com a médica dermatologista, é extremamente importante secar muito bem a barba, pois um ambiente úmido se torna mais propício para a proliferação de fungos, causando caspa, problemas de pele e queda dos fios. 

Homem sorrindo passando óleo no rosto
Óleos ajudam a hidratar os pelos (Imagem: Shutterstock)

3. Utilize óleos 

Com a barba limpa e completamente seca, a Dra. Sarah Bechstein recomenda o uso de óleos ou balms específicos (produtos sem enxágue), para aplicar por toda extensão dos fios. O resultado é uma barba hidratada, com brilho e maciez. 

4. Tenha cuidado com a maquiagem 

A maquiagem em peles com barba também requer alguns cuidados, já que esta tende a ser mais áspera e oleosa. Por isso, a médica explica que é muito importante que seja feita uma boa limpeza na pele antes de aplicar qualquer produto, caso contrário, podem surgir ou piorar eventuais problemas. 

Também é indispensável o uso de protetor solar facial indicado para cada tipo de pele antes da aplicação da maquiagem. Além disso, retirar a maquiagem e higienizar corretamente a pele antes de dormir é fundamental.

Por Janayna Villani

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.