3 dicas para renovar o banheiro de casa alugada

3 dicas para renovar o banheiro de casa alugada
A iluminação e espelhos dão uma cara nova para o banheiro (Imagem: Shutterstock)

Transformações sutis, como a inclusão de detalhes nas paredes, novos itens de decoração e a troca das peças de metais, podem parecer mínimas. No entanto, as modificações garantem um novo visual que dá ao ambiente mais personalidade e elegância. E para aqueles que pensam que dar uma cara nova ao banheiro é tudo ou nada, a boa notícia é que há formas simples de renovar o visual do cômodo sem reformá-lo de fato.

Para ajudar, Leandro Neves, arquiteto parceiro da Ideia Glass, empresa de kits e ferragens para boxes de banho e portas divisórias de ambientes, reuniu 3 dicas essenciais para quem está passando pelo dilema da reforma. Confira!

1. Invista na iluminação e em espelhos

O arquiteto revela que a iluminação é um ponto muito importante para o banheiro e que pode ser transformada facilmente, sem quebra-quebra. “Se o banheiro tem um forro em gesso, é possível instalar um pendente acima da bancada e trabalhar uma iluminação geral em paralelo, que vai trazer charme para o ambiente. Caso o teto seja uma laje, com um ponto de luz central, também existem recursos de sobrepor, como um trilho de iluminação, plafon de sobrepor e canoplas, que causam um efeito muito bonito”, sugere.

Outro ponto muito relevante para o cômodo são os espelhos, que, além do requinte, garantem amplitude ao ambiente. Mas com tantos modelos, como fazer a melhor escolha? Nesse caso, Leandro considera os modelos de sobrepor ideais, pois podem ser facilmente instalados. “Uma ideia bacana de decoração com espelhos é utilizar os que possuem formatos e recortes diferentes ou aqueles tradicionais maiores, que pegam toda a parede.  Além de trazer charme ao local, eles ampliam o espaço”, recomenda.

Vista do banheiro com pia, espelho, banheira, vasos de plantas, tapetes e parede com textura
Invista em papéis de parede com microtexturas (Imagem: Shutterstock)

2. Na dúvida, escolha o papel de parede

Para uma mudança prática e rápida eles são a melhor saída: os papéis de parede. Isso porque não é necessário retirar nenhum revestimento e podem ser aplicados sobre os azulejos ou cerâmica já instalados. Ainda há opções especialmente para este tipo de ambiente que são resistentes a umidade e com diversas estampas que garantem estilo e inovação. 

Para os ambientes que possuem paredes em branco, o profissional conta que o ideal é uma nova pintura na superfície com uma cor mais moderna e atrativa, ou então aplicar um papel de parede em vinílico, que é um material que suporta a humidade. “Quem deseja apostar no papel de parede para uma nova decoração no banheiro, é legal utilizar um modelo com microtexturas, pois eles proporcionam um efeito bem interessante ao local, deixando-o muito mais aconchegante e moderno”, revela Leandro.

3. O poder do box

De acordo com Leandro, a troca de metais do box de banho também renova o ambiente, além de trazer um toque de cor. “Opções de roldanas aparentes e ferragens coloridas podem ser os novos protagonistas do banheiro e garantem modernidade e elegância”, explica.

Segundo o arquiteto, entender se o espaço comporta porta de correr, de abrir ou no estilo camarão é fundamental para o sucesso do projeto. “O box de banho pode ser o carro chefe na decoração do banheiro. Investir em um modelo moderno faz toda a diferença. Nesse caso, para garantir elegância e modernidade no banheiro, o mais indicado são as opções com roldanas aparentes e ferragens coloridas. Já para os que desejam uma decoração mais discreta ou possuem pouca metragem no local, o ideal são os modelos com portas flexíveis”, finaliza.

Por Angélica Pereira

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.