Entenda a diferença entre tonalizante e tintura para cabelos

Entenda a diferença entre tonalizante e tintura para cabelos

Saiba quando utilizar cada um deles para mudar a cor dos fios

O tonalizante tem como função intensificar a cor e dar brilho, pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, pois não possui amônia, evitando assim danificar os fios. “Significa dar tom aos fios. E é importante definir isso, porque daí já eliminamos o conceito de que tonalizar é o mesmo que pintar ou colorir”, explica Marcelo Brito, hair stylist do Studio Tez / Spa dos Cabelos. Diferente do que algumas pessoas costumam pensar, o tonalizante não clareia os cabelos.

Benefícios

Segundo o hair stylist Marcelo Brito, os tonalizantes têm as seguintes funções:  

• Dar tom às mechas, seja no modo corretivo ou no de preenchimento.

• Altera o tom de um cabelo em mesma altura de tom.

• Serve para esconder os primeiros fios brancos.   Tonalizantes não têm não tem o poder de cobrir os brancos, apenas matizá-los.

Tonalizante X Tintura

Entenda as principais diferenças entre tonalizante e tintura, de acordo com o hair Stylist:

• A tintura permanente age em toda a estrutura e muda o tom de maneira permanente.

• A coloração permanente contém amônia e não é compatível com todo tipo de química (henna, hidróxido de sódio, entre outras).

• A tintura, ao contrário do tonalizante, retira a cor natural dos fios e substituí pela cor desejada.

• O tonalizante é uma coloração semipermanente que deposita pigmentos de cor na cutícula do fio. Age como maquiagem, ou seja, desbota à medida que se lava o cabelo.

• O tonalizante dá mais brilho porque é menos abrasivo.

Ação dos tonalizantes

Se você pinta o cabelo e quer dar um tempo, na hora de escolher a cor do tonalizante, deve optar por uma que seja próxima à última tintura usada nos fios. “Castanho e preto são cores que mais alteram a cor dos fios, pois têm um concentrado maior de pigmentos. Os claros apenas deixam brilho intenso. Para quem tem luzes e aplica tonalizante, terá mais brilho e assim poderá mudar o tom das mechas”, explica Marcelo.

Se você deseja retirar o aspecto amarelado dos fios, utilize tonalizantes com pigmentos acinzentados ou prata. O tonalizante pode ser usado também por quem tem o cabelo virgem e quer apenas dar um toque de brilho intenso e deixar um tom suave.

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

3 thoughts on “Entenda a diferença entre tonalizante e tintura para cabelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *