Saiba como cuidar de cabelos cacheados e coloridos

Veja como manter a saúde e beleza dos seus fios mesmo com a tintura
As tintas para cabelos são parceiras na hora de cobrir os fios brancos, de mudar o visual e, muitas vezes, eleva a autoestima. Porém, qualquer tipo de cabelo que recebe coloração precisa de cuidados específicos. Com os cabelos crespos e cacheados não é diferente! Eles precisam de um pouco mais de atenção, por serem mais finos e sensíveis às tintas ou a qualquer outro processo químico.
> Como cuidar de cabelos cacheados e crespos
Cuidados ao mudar a cor dos fios
Carol Amaral, coach de imagem, aconselha fazer o teste em mechas antes de colorir todo o cabelo, para analisar como ele reagirá ao processo. Caso a tintura agrida muito os fios, ela costuma indicar tonalizantes ou tinturas semipermanentes, pois a agressão será mínima e é o mais indicado para os fios enrolados.
> 4 truques para fazer tranças incríveis no cabelo
Hora do retoque
Ao retocar a cor dos cabelos, o processo também é diferente. “Em cabelos lisos, retocamos primeiro a raiz e, depois, o restante do cabelo. Em cabelos crespos e cacheados, retocamos somente a raiz e depois damos um banho de brilho, se houver necessidade”, explica o hair stylist Fraga Junior.
> Progressiva: como cuidar dos fios após a química

Cor só nas pontas
A coloração nas pontas dos cabelos pode ser feita sem medo, desde que da maneira correta. Para destacá-las, a cabeleireira Sônia Maria indica usar o difusor, que também dá volume e define os cachos. Mas, antes disso, deve-se usar um protetor térmico, para selar as cutículas e proteger os fios.
> Entenda a diferença entre tonalizante e tintura para cabelos
Cuidado redobrado com as luzes
A descoloração é um procedimento que agride bastante o cabelo, pois abre as cutículas dos fios para conseguir clarear. Para minimizar os danos, é fundamental realizar hidratações com frequência.
O hair stylist Fraga Junior indica fazer hidratações em casa mesmo, com produtos especializados para o tipo crespo e cacheado. “Um tratamento em casa é melhor para a saúde dos fios. Aconselho usar máscaras durante o banho”, indica.
> Conheça o estilo rainbow hair e veja como manter os cabelos coloridos saudáveis
Valorize seus cachinhos
Por causa da curvatura dos fios, geralmente a oleosidade natural do cabelo tem dificuldade em chegar até as pontas. Assim, às vezes, cabelos cacheados e crespos podem ficar opacos. “Por isso, os pigmentos artificiais são bem-vindos, pois depositam brilho nos fios por meio das colorações permanentes que, além de nutrir, deixam os fios mais sedosos”, ressalta Carol Amaral.
Veja mais dicas para cuidar dos cabelos cacheados na revista ‘Cachos Lindos’