Saiba como cuidar de cabelos cacheados e coloridos

Saiba como cuidar de cabelos cacheados e coloridos
Cuidados com os cabelos cacheados e coloridos (Imagem: Shutterstock)

Veja como manter a saúde e beleza dos seus fios mesmo com a tintura

As tintas para cabelos são parceiras na hora de cobrir os fios brancos, de mudar o visual e, muitas vezes, eleva a autoestima. Porém, qualquer tipo de cabelo que recebe coloração precisa de cuidados específicos. Com os cabelos crespos e cacheados não é diferente! Eles precisam de um pouco mais de atenção, por serem mais finos e sensíveis às tintas ou a qualquer outro processo químico.

> Como cuidar de cabelos cacheados e crespos

Cuidados ao mudar a cor dos fios

Carol Amaral, coach de imagem, aconselha fazer o teste em mechas antes de colorir todo o cabelo, para analisar como ele reagirá ao processo. Caso a tintura agrida muito os fios, ela costuma indicar tonalizantes ou tinturas semipermanentes, pois a agressão será mínima e é o mais indicado para os fios enrolados.

> 4 truques para fazer tranças incríveis no cabelo

Hora do retoque

Ao retocar a cor dos cabelos, o processo também é diferente. “Em cabelos lisos, retocamos primeiro a raiz e, depois, o restante do cabelo. Em cabelos crespos e cacheados, retocamos somente a raiz e depois damos um banho de brilho, se houver necessidade”, explica o hair stylist Fraga Junior.

> Progressiva: como cuidar dos fios após a química

Cuidados com a descoloração dos cachos
Colorindo as pontas dos cabelos sem medo (Imagem: Shutterstock)

Cor só nas pontas

A coloração nas pontas dos cabelos pode ser feita sem medo, desde que da maneira correta. Para destacá-las, a cabeleireira Sônia Maria indica usar o difusor, que também dá volume e define os cachos. Mas, antes disso, deve-se usar um protetor térmico, para selar as cutículas e proteger os fios.

> Entenda a diferença entre tonalizante e tintura para cabelos

Cuidado redobrado com as luzes

A descoloração é um procedimento que agride bastante o cabelo, pois abre as cutículas dos fios para conseguir clarear. Para minimizar os danos, é fundamental realizar hidratações com frequência.

O hair stylist Fraga Junior indica fazer hidratações em casa mesmo, com produtos especializados para o tipo crespo e cacheado. “Um tratamento em casa é melhor para a saúde dos fios. Aconselho usar máscaras durante o banho”, indica.

> Conheça o estilo rainbow hair e veja como manter os cabelos coloridos saudáveis

Valorize seus cachinhos

Por causa da curvatura dos fios, geralmente a oleosidade natural do cabelo tem dificuldade em chegar até as pontas. Assim, às vezes, cabelos cacheados e crespos podem ficar opacos. “Por isso, os pigmentos artificiais são bem-vindos, pois depositam brilho nos fios por meio das colorações permanentes que, além de nutrir, deixam os fios mais sedosos”, ressalta Carol Amaral.

Veja mais dicas para cuidar dos cabelos cacheados na revista ‘Cachos Lindos’

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.