Entenda a importância do networking para a sua carreira

Entenda a importância do networking para a sua carreira
Contatos com outras pessoas são importantes para a carreira

Seu sucesso no mercado de trabalho também depende dos contatos que você faz

Para se dar bem na carreira não basta ter um bom desempenho nas entrevistas ou conseguir uma vaga em uma empresa renomada. É claro que isso é muito importante, pois é o começo. Contudo, para criar e manter uma carreira de sucesso é fundamental ter um bom networking.

Objetivos do networking

Antes de iniciar o famoso networking é preciso entender o que ele significa e para que serve. “O networking é a criação e manutenção de uma rede de contatos, geralmente profissionais”, explica Mariana Almeida, psicóloga com foco em psicoterapia e orientação profissional. O principal objetivo do networking é obter novas oportunidades de negócios e novas posições de trabalho, intercâmbio de conhecimentos e formação de alianças profissionais.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Consolidando o networking

Após estabelecer alguns contatos profissionais, é importante saber como cultivá-los. “A melhora no networking acontece quando se consolida os relacionamentos previamente estabelecidos, sempre se mantendo em contato com eles e também tomando cuidado para não os deixar somente como um instrumento para alavancar a sua carreira ou resultados profissionais”, alerta Mariana Almeida.

Dicas para melhorar o networking

Se você tem dificuldade em estabelecer e manter contatos profissionais, não se preocupe. A psicóloga Mariana Almeida dá dicas infalíveis para você melhorar o seu networking e alavancar sua carreira.

  • Tempo livre: use-o para contatar pessoas importantes para você, vá a palestras, cursos, seminários e workshops. Utilize esse período a seu favor.
  • Cartão de visita: tanto nos locais mencionados no item acima quanto em outros, a possibilidade de conhecer alguém que contribua com sua área de atuação existe. Entregar e receber cartões são boas formas de iniciar uma relação.
  • Se torne interessante para os outros: não foque somente no conhecimento técnico de sua área. Transite entre os assuntos, mostrando que você tem algo mais a oferecer.
  • Saiba sobre política: leia jornais, blogs e assista aos noticiários.
  • Invista na vida cultural: vá ao cinema e ao teatro, assista séries e leia livros fora da sua área de atuação. Acompanhe campeonatos esportivos que mais gosta, entre outros assuntos que possam ser um tópico de conversa.
  • Mantenha os seus contatos próximos: não contate a sua rede somente quando precisar. Chame-os para sair, curta ou registre algum comentário em suas redes sociais, ou seja, se interesse por outros aspectos da vida de seus contatos.
  • Redes sociais: utilizá-las para manter o contato é, hoje em dia, fundamental. Ao mesmo tempo, é preciso certo cuidado para não se expor demais.

Confira na revista ‘Sim, Você Pode‘ outras dicas para alavancar a sua carreira.

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.