Entenda o que é a medicina homeopática

Entenda o que é a medicina homeopática
Os medicamentos na homeopatia são retirados de todos os reinos da natureza (Imagem: Shutterstock)

A homeopatia é uma terapêutica criada e sistematizada por Christian Samuel Hahnemann, no século XVIII, e se utiliza de medicamentos retirados de todos os reinos da natureza, preparados por meio de uma técnica especial e bem definida, prescritos ao indivíduo de forma personalizada, a partir dos sintomas que ele apresenta. 

Equilíbrio químico e energético 

Para a homeopatia, o ser vivo apresenta-se em um grande equilíbrio químico e energético. A fim de manter essa condição, é necessário controlar certos fatores, como pressão arterial, temperatura, quantidade de oxigênio etc., dentro de certos limites. 

A manutenção destes fatores, no entanto, pode resultar em grande esforço orgânico, gerando risco de doenças, intrinsecamente ligadas a fatores internos, como características genéticas individuais, e externas, como temperatura, estado de espírito etc. Nesse contexto, as doenças afetam o indivíduo tanto fisicamente quanto mentalmente e emocionalmente. 

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Luta do organismo por equilíbrio  

Os sintomas são, na realidade, um reflexo da luta do organismo para manter o equilíbrio mencionado. Por exemplo, o estresse é um sintoma da não adaptação de um determinado indivíduo a certa conjuntura.  

Assim, é possível que em uma mesma situação, uma pessoa adapte-se perfeitamente e não desenvolva nenhuma doença, enquanto que isso não ocorrerá com outra pessoa, mais propensa a adoecer se exposta à mesma situação. 

Médica pingando remédio na boca de menino e mãe observando
O remédio homeopata tem a energia semelhante a que causou a doença (Imagem: Shutterstock)

Uso de medicamentos  

Atualmente é proposto que o medicamento homeopático estimule o organismo a curar-se restabelecendo a energia vital que envolve cada paciente e que se encontra alterada pelo causador da doença, impedindo que este estímulo tenha ação no organismo. O medicamento utilizado deve possuir energia semelhante a que foi afetada pelo causador da doença, porém em uma intensidade superior, para que a energia vital retorne ao estado original de equilíbrio. 

Cura pela semelhança  

A homeopatia visa curar pela semelhança. Isso significa dizer que insumos dos medicamentos, antes de passarem por manipulação, causariam os mesmos sintomas da doença a ser tratada. Porém, devido ao processo técnico homeopático para a manipulação desses medicamentos, estes acabam por equilibrar o indivíduo, tornando-o são. O processo é análogo à ressonância. Se há duas ondas vibrando em frequências complementares, a tendência é que elas se anulem. 

Homeopatia no Brasil  

No Brasil, a homeopatia é considerada uma especialidade médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, cujos especialistas formam-se em cursos de pós-graduação de três anos e recebem seus certificados após aprovação em prova aplicada pela Associação Médica Homeopática Brasileira, filiada à Associação Médica Brasileira. 

Por Anna Jeanette Berezin  

Residência em clínica Médica e Gastroenterologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual, com formação em Homeopatia pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Homeopatia e curso avançado Homeopatia Medicina Interna e Terapêutica pela Associação Brasileira de Reciclagem e Assistência em Homeopatia (ABRAH). Especialista em Homeopatia pela Associação Médica Homeopata Brasileira.  

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.