3 exercícios para fortalecer os músculos abdominais

3 exercícios para fortalecer os músculos abdominais
Trabalhar a musculatura do core auxilia nas dores de coluna e na regulação da postura (Imagem: Drazen Zigic | Shutterstock)

Você já se indagou sobre o segredo para cultivar um corpo robusto, ágil e sem dores nas costas? A resposta para essa questão tem relação com a musculatura do core, que compreende os músculos abdominais e desempenha um papel vital na estabilização e apoio de quase todos os movimentos do corpo.

O core possui papel fundamental no suporte da coluna vertebral, da pelve e da cadeia cinética durante as atividades diárias, sendo diretamente associado a uma redução significativa nas chances de desenvolver dores nas costas.

Outros benefícios do fortalecimento do core

Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral de Guarulhos, destaca que o fortalecimento do core proporciona outras vantagens. “O core fortalecido aumenta a potência e aprimora a eficiência dos movimentos, com o equilíbrio potencializado, o risco de lesões diminui gradativamente e, além disso, proporciona melhorias notáveis ​​no sistema nervoso e cooperante muscular”, afirma.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Portanto, não subestime a importância de incorporar exercícios voltados para o fortalecimento do core em suas rotinas de treinamento. A seguir, descubra exercícios recomendados pelo fisioterapeuta e aprenda como realizá-los!

Mulher fazendo dead stop pushup
O dead stop pushup amplia a mobilidade e a estabilidade do ombro (Imagem: Veles Studio | Shutterstock)

1. Dead stop pushup

Realize uma flexão de braço de maneira clássica, mas com um movimento que começa desde a posição inicial, desafiando o núcleo e ampliando a mobilidade e a estabilidade do ombro. Siga estas etapas para uma execução precisa:

  1. Deite-se de bruços com o peito e a barriga no chão, mantendo as mãos e os pés elevados.
  2. Realize o movimento de flexão de forma convencional, elevando o corpo com os braços e pernas esticadas.
  3. Ao retornar, encoste o peito e a barriga no chão, voltando à posição inicial e repita o número de repetições típicas da série.
Mulher fazendo abdominal no rolinho
O rolo é capaz de esticar os músculos na área estável dos ombros com uma ênfase adicional na flexão (Imagem: LightField Studios | Shutterstock)

2. Abdominal no rolinho

O rolo pode ser empregado para esticar os músculos na área estável dos ombros com uma ênfase adicional na flexão. Neste exercício, o atleta se beneficia da posição estável do tronco, que auxilia na sustentação do corpo. Para fazê-lo, siga os passos abaixo:

  1. Ajoelhe-se com o rolo colocado à sua frente.
  2. Segure-o pelo centro da barra (entre as anilhas) ou pela parte lateral, mantendo a coluna alinhada.
  3. Deslize o rolo para a frente o mais rápido que puder e retorne à posição inicial.
  4. Repita o exercício em séries que você está habituado a realizar.
Mulher fazendo moutain climbing
Este exercício combina estabilidade lombar dinâmica com movimentos de flexão e extensão de quadril e joelhos (Imagem: Gerain0812 | Shutterstock)

3. Mountain climbing

Este exercício combina estabilidade lombar dinâmica com movimentos de flexão e extensão de quadril e joelhos. A alternância das pernas replica a necessidade do corpo de manter a estabilidade lombar durante a prática de corrida, criando um desafio sonoro para a região lombar. A execução é simples e, para uma boa execução, faça desta forma:

  1. Na posição de flexão, com ambas as mãos apoiadas no chão ou em um colchonete, estenda os braços e estire as pernas para trás.
  2. Realize uma alternância de pernas em um ritmo acelerado.
  3. Enquanto uma perna retorna para trás, a outra avança para a frente com o joelho dobrado, mantendo um movimento rápido.

“É importante que a velocidade utilizada para fazer o exercício seja confortável e adaptada ao nível de frequência que o atleta se exercita”, orienta o fisioterapeuta. 

Por Fernanda Cezar

Portal EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.