Gatos: conheça as raças famosas no Brasil

Gatos: conheça as raças famosas no Brasil
O British Shorthair é um dos gatos favoritos dos brasileiros (Shutterstock)

Veterinárias explicam sobre personalidade e características desses felinos

São inúmeras as raças de gatos existentes pelo mundo. Engana-se quem acha que só cachorros possuem comportamentos diferentes. Os gatos não têm uma variação de tamanho tão grande quanto os cães, costumam ser pequenos ou médios. Eles são inteligentes, sociáveis e curiosos, mas além dessas características comuns, o comportamento e características físicas podem variar de acordo com a raça.

Por isso, a veterinária Mabel Vaz, professora de Clínica de animais de companhia na Anhanguera Unipli, e a veterinária Renata Costa Biot, especialista em Medicina de Felinos, contam um pouco sobre as características dos gatos mais famosos no Brasil.

Angorá

Gato Angorá (Imagem: Shutterstock)

Esse gatinho é afetuoso, inteligente, ativo, dócil, brincalhão, amistoso e muito apegado ao dono. Possui uma linda pelagem longa e olhar carinhoso. Ele gosta de companhia. É um gato de porte médio muito elegante.

> Animais ajudam no desenvolvimento infantil

Bengal

Gato Bengal (Imagem: Shutterstock)

O Bengal é um gato musculoso e robusto. Tem o formato de corpo alongado. A cabeça da raça é relativamente grande, ligeiramente mais longa do que larga e com contornos arredondados. Ele é dinâmico, com instinto caçador e afetuoso. De beleza selvagem, tem o pelo dourado-alaranjado.

British Shorthair

Gato British Shorthair(Imagem: Shutterstock)

Tranquilo e equilibrado. Se adapta melhor às mudanças e é um ótimo companheiro para a família. É robusto e roliço, parece de pelúcia. Possui pelagem curta e macia. É um gato tímido, amistoso e afetuoso.

Persa

Gato Persa(Imagem: Shutterstock)

Discreto, sociável e amável. Possui pelagem longa e focinho curto. De acordo com as especialistas, ele é mais carente e menos independente do que os demais, por isso, pode ser uma boa companhia para quem tem mais tempo disponível.

> Veja como dar banho corretamente em seu cachorro ou gato

Exótico

Gato Exótico(Imagem: Shutterstock)

O famoso Garfield, é grande, preguiçoso, charmoso, brincalhão e amoroso. Possui uma pelagem semilonga e densa. O Exótico é um excelente gato de companhia. Muito amigável, gosta de estar sempre por perto. Mesmo depois de adulto, ele continua brincalhão.

Ragdoll

Gato Ragdoll (Imagem: Shutterstock)

O Ragdoll é dócil, gentil e adora afagos e carinho. Fica relaxado no colo do dono, por isso o nome Ragdoll que significa “boneca de pano”. O excesso de docilidade faz dele um gato que se adapta melhor aos ambientes internos, pois quando está solto se torna indefeso.

> Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar correto

Siamês

Gato Siamês (Imagem: Shutterstock)

Elegante, flexível, ciumento, brincalhão e de temperamento forte. Ele também é uma boa companhia para quem tem mais tempo e gosta de ter o animal mais próximo. É mais carente e menos independente. Possui pelagem curta e fina, que varia de tom nas extremidades do corpo.

Sphynx

Gato Sphynx (Imagem: Shutterstock)

São muito carinhosos e inteligentes. Devido à ausência do pelo, possuem uma maior predisposição a problemas de pele. Por terem apenas uma penugem, podem ser mais indicados para quem tem alergia. Possuem rosto fino, olhos grandes e orelhas pontudas. Fisicamente, são diferentes dos outros gatos, mas são muito amorosos.

Leia também

Conheça 6 tipos de animais de estimação exóticos

Piolhos, pulgas e carrapatos: saiba como identificar, combater e evitar

Perigos de medicar animais sem a orientação de um profissional

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *