O perigo das dietas que prometem milagres

O perigo das dietas que prometem milagres

Veja como as dietas rápidas podem colocar em risco a sua saúde

Dieta da sopa, da lua, da proteína, do pão ou do chá-verde. Existem inúmeros tipos de dietas diferentes, cada uma com um tipo específico de restrição, mas, no fim das contas, todas prometem um emagrecimento super rápido. Contudo, é importante saber que esses tipos de dietas, as chamadas dietas milagrosas, não funcionam de forma saudável para o corpo.

quais riscos das dietas milagrosas?

Conforme explica a nutricionista Gabriela Mendes, “dietas muito restritivas podem causar em seus adeptos sintomas como fraqueza, mal-estar, tonturas, dores de cabeça, indisposição e mal humor”.

Segundo ela, esses sintomas estão relacionados principalmente com a baixa ingestão de carboidrato (nutriente comumente retirado dessas dietas milagrosas), que é a principal fonte de energia do organismo.

Não exclua os carboidratos da dieta

A nutricionista também alerta que em hipótese alguma o carboidrato deve ser excluído dos hábitos alimentares, uma vez que ele é o combustível do nosso organismo, o que nos dá energia para as atividades diárias. “O ideal é trocá-lo pelos grãos integrais e consumi-lo com moderação”, afirma.

A eliminação do carboidrato é só um dos exemplos de restrição que as dietas milagrosas exigem. Muitas delas recomendam viver apenas de sucos, ou de frutas, ou somente de folhas, e até pedem que você fique sem comer durante um intervalo de tempo muito grande. Tudo isso em troca de quilos a menos em pouquíssimas semanas.

Consequências do emagrecimento rápido

Nesses casos, o emagrecimento pode realmente acontecer rapidamente, mas o resultado será a recuperação desses quilos extras também de forma rápida e o ganho do popular efeito sanfona.

“Quando perdemos peso rapidamente, não perdemos apenas gordura, mas também massa muscular e água. Ao realizar esse tipo de dieta, o metabolismo tende a ficar mais lento, o que pode ocasionar em um novo ganho de peso ao término da dieta”, afirma Gabriela Mendes.

Por que é difícil perder peso?

Toda essa ansiedade por emagrecer de forma rápida acontece por conta da dificuldade que muitas pessoas têm em perder peso. Então, ao tentarem fazer dietas saudáveis e não ver um resultado rápido, elas desistem e apelam às formas restritivas de emagrecimento.

Realmente é mais fácil ganhar peso do que perder e, de acordo com a nutricionista Rosana Farah, isso acontece porque o corpo possui um registro metabólico para poupar energia. Isto é, ele poupa mais energia do que muitas vezes conseguimos gastar.

Opte por dietas menos restritivas

O importante é optar por dietas pouco restritivas, mais saudáveis e com orientação de um nutricionista, porque, como afirma Rosana Farah, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais são fontes alimentares imprescindíveis ao bom funcionamento do corpo. E são essas dietas que possuem tudo o que o corpo humano precisa.

Dessa forma, você não só vai perder peso, como vai eliminar os maus hábitos que rondam a sua rotina. Reaprender a comer é fundamental e, com um programa alimentar que tenha tudo o que seu corpo precisa, o emagrecimento é definitivo e o conhecimento sobre o que é certo e o que é errado na alimentação te acompanhará pelo resto da vida.

Redação EdiCase

4 thoughts on “O perigo das dietas que prometem milagres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *