Receitas de pães caseiros deliciosos

Receitas de pães caseiros deliciosos
Pão integral de castanha

Confira três opções para você preparar em casa e saborear com a família

O pão caseiro é ótimo para servir no café da manhã ou no lanche da tarde. É também um tipo de alimento que promove a deliciosa sensação de aconchego. Além disso, é possível prepará-lo em casa, sem precisar ir à padaria. Por isso, separamos três receitas incríveis da chef Cecília Fernandes para você. Confira!

PÃO DOCE DE ABÓBORA DE MASSA MOLE

Ingredientes

75 g de abóbora em cubos

1/4 de xícara de chá de água

1 ovo

70 g de açúcar

40 g de margarina em ponto de pasta

15 g de fermento biológico fresco

150 g de farinha de trigo

Água

Óleo para untar

Modo de preparo

Em uma panela com água, cozinhe a abóbora até ficar macia e escorra. Reserve até amornar. Coloque 1/4 de xícara de chá de água e o ovo no liquidificador e bata por 30 segundos. Adicione a abóbora cozida e bata bem. Reserve uma colher de sopa de açúcar e junte o restante no liquidificador. Acrescente a margarina e bata por 1 minuto. Coloque a mistura batida em um recipiente. Dilua o fermento no açúcar reservado, acrescente à massa e mexa bem. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo sempre, até obter uma massa homogênea e com a consistência de mingau bem grosso. Coloque a massa em forma para pão untada com óleo e deixe descansar coberta com plástico filme até a massa dobrar o volume. Após o crescimento, leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos ou até dourar.

PÃEZINHOS DELICADOS

Ingredientes

Massa

1 ovo

100 ml de água

100 ml de leite

3 colheres de sopa de açúcar

550 g de farinha de trigo peneirada (aproximadamente)

10 g de fermento seco granulado instantâneo

2 colheres de sopa de margarina

1/2 colher de café de sal

Manteiga para untar

Farinha de trigo para polvilhar

Recheio

1 gema batida com uma colher de café de água

400 ml de leite

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de amido de milho

Cobertura

1 gema batida com uma colher de café de água

200 ml de leite

2 colheres de sopa de mel

Modo de preparo

Massa

Em uma batedeira, junte o ovo e a água e bata até espumar. Adicione o leite, o açúcar e um pouco da farinha misturada com o fermento seco. Misture com um garfo e coloque a farinha aos poucos, mexendo sempre, até formar um mingau mole. Adicione a margarina e o sal. Coloque para bater na velocidade mínima e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, até formar um mingau bem grosso. Bata por 5 minutos em velocidade acima da mínima. Abaixe a velocidade para a mínima, continue colocando farinha de trigo aos poucos até secar bem a massa. Retire a massa da batedeira, passe para uma superfície enfarinhada e termine de secar a massa. Boleie e deixe descansar por 20 minutos coberta com plástico.

Recheio

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo, mexendo sempre, até formar um creme uniforme e firme. Cubra com um plástico, bem aderente ao creme e reserve.

Cobertura

Misture muito bem todos os ingredientes. Se preferir, bata no liquidificador. Reserve.

Montagem

Em uma mesa enfarinhada, abra a massa com um rolo (em formato quadrado), espalhe uniformemente 2/3 do recheio sobre a massa e enrole como rocambole. Com uma faca bem afiada, corte fatias de 3 a 4 cm de espessura e arrume-as com o corte para cima em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Deixe descansar coberta com um pano de prato por 40 minutos. Após o descanso, pincele com a cobertura, distribua o restante do recheio igualmente sobre os pães, pincele novamente com a cobertura e deixe descansar por 10 minutos. Leve ao forno preaquecido a 190°C até dourar.

PÃO INTEGRAL COM CASTANHA

Ingredientes

250 ml de água

2 gemas

1 clara

200 ml de leite

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

500 g de farinha de trigo especial peneirada

200 g de farinha de trigo integral fina

15 g de fermento biológico seco granulado instantâneo

40 g de margarina sem sal (em temperatura ambiente)

1 colher de sobremesa bem rasa de sal

2 colheres de sopa de chia

80 g de castanha-do-pará bem picada

1 clara

Flocos de cevada o suficiente para envolver

Manteiga para untar

Modo de preparo

Coloque na batedeira a água e as gemas e bata com um garfo. Adicione uma clara, o leite, o açúcar mascavo, a farinha integral e mexa bem. Junte 1 xícara de chá da farinha de trigo especial misturada com o fermento. Mexa e coloque a farinha de trigo especial aos poucos, mexendo sempre, até formar um mingau mole.

Adicione a margarina e o sal, coloque para bater com batedor de triângulo na velocidade mínima e vá juntando a farinha de trigo especial aos poucos, até formar um mingau bem grosso. Bata por 5 minutos em velocidade acima da mínima. Abaixe a velocidade para a mínima, coloque a chia, a castanha-do-pará e a farinha de trigo integral aos poucos, até secar bem a massa.

Retire da batedeira e passe para uma mesa enfarinhada e termine de secar a massa. Boleie e deixe descansar por 20 minutos. Depois do descanso, abaixe delicadamente a massa, divida em duas porções iguais e abra cada uma com rolo ou com as mãos. Enrole como rocambole, pincele com a clara e envolva nos flocos de cevada. Coloque cada rolo em forma própria para pão de forma, untada com manteiga. Espere o crescimento até a borda da forma e leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos ou até dourar bem a superfície.

Cecília Fernandes

Cecília Fernandes morreu aos 67 anos, em 2019, após luta contra um câncer no pulmão. Ela era diplomada pela Associação Brasileira de Alta Gastronomia (ABAGA). Além de ter ministrado aulas por 30 anos e prestado consultorias, a chef também participou de diversas programas televisivos e produziu receitas para a revista Receitas de Cecília Fernandes.

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *