Saiba como tornar a sua marmita mais gostosa e saudável

Saiba como tornar a sua marmita mais gostosa e saudável
Alguns cuidados são importantes na hora de preparar uma marmita (Imagem: Shutterstock)

Levar marmita para o trabalho é uma realidade de muitos brasileiros – esteja de dieta ou não. Porém, alguns cuidados são importantes na hora de prepará-la. É preciso escolher o ambiente adequado para armazenar e saber como montar de maneira equilibrada. “Recomendamos que os alimentos sejam colocados em um prato para que você tenha noção da quantidade real de cada item”, indica a nutricionista Camila Buitoni. 

Ainda de acordo com a profissional, para que a marmita seja saudável e garanta os nutrientes necessários para o corpo, metade do prato deve ser preenchido com verduras e legumes e a outra parte deve ser dividida igualmente entre carboidratos e proteínas de origem animal ou vegetal. Como sobremesa, ela sugere uma fruta. 

Como organizar a marmita? 

Na hora de montar, evite misturar os alimentos quentes com os frios. “Prefira os recipientes que contenham divisórias ou acomode a salada à parte. Além disso, alimentos fritos, que levam molhos ou ovos, devem ser evitados, pois têm maior probabilidade de estragarem e podem contaminar os demais alimentos da marmita”, aconselha Camila Buitoni. 

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Escolhendo o recipiente adequado  

A escolha do recipiente da marmita também é importante. “Sem dúvida o melhor recipiente para utilizarmos será o vidro, tanto para ir ao forno como para o micro-ondas. Nunca utilize o plástico, pois ele possui substâncias tóxicas que passam para os alimentos”, alerta a nutricionista Regina Lúcia Moraes Teixeira.  

Segundo ela, o plástico possui bisfenol A, substância que pode alterar a função de hormônios e glândulas e está associado a diversas doenças como diabetes, câncer de mama e próstata. “No momento do consumo, sempre retire a refeição da embalagem, principalmente se ainda utilizar a de plástico, e coloque-a no prato para esquentar”, acrescenta. 

Mulher guardando as marmitas e com a geladeira aberta com alimentos dentro
Manter a marmita na geladeira ajuda a conservar a comida (Imagem: Shutterstock)

Segurança na conservação 

Para evitar que a marmita estrague, quando terminar de prepará-la, leve à geladeira imediatamente. “Se o trajeto entre sua casa e o trabalho for muito longo, mantenha a marmita no freezer durante a noite, assim você garantirá que, até chegar ao trabalho, estará ainda em uma temperatura segura”, recomenda Camila Buitoni. 

Como variar os alimentos  

Às vezes, se torna cansativo levar os mesmos grupos alimentares todos os dias, e sua marmita fica sem graça, né?! Para esses casos, Camila Buitoni sugere algumas substituições simples que vão te livrar da monotonia, sem prejudicar a qualidade nutricional:  

“Troque o feijão por grão-de-bico ou lentilha; o arroz branco pelo integral ou 7 grãos e carne vermelha por carne branca. O importante é sempre lembrar que a marmita deve ser um prato saudável, com todos os grupos alimentares”, indica a nutricionista. Você ainda pode utilizar o mesmo alimento de várias formas. Por exemplo: o frango pode ser grelhado, desfiado, assado e usado como recheio.

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.