Saiba por que beber água é importante para a saúde

Saiba por que beber água é importante para a saúde
Água é essencial para o funcionamento do corpo (Imagem: Adobe Stock)

O corpo humano é composto 70% por água. Como ele elimina esse líquido através da urina, das fezes, da transpiração, da respiração e de outros meios, precisamos ingerir mais água para equilibrar a quantidade normal circulando no organismo.

De acordo com a nutricionista Joana Lucyk, a água é importante para o funcionamento de diversas funções do corpo. “A manutenção da homeostasia, que é a promoção do meio onde ocorre os processos bioquímicos e metabólicos; a lubrificação de tecidos com articulações e serosas; composição de líquidos digestivos, respiratórios e excretórios; manutenção da temperatura corporal e transporte de gases, nutrientes e metabólitos são as principais funções exercidas pela água”, enumera.

Essencial para trocas de nutrientes e dejetos

A nutricionista também explica que as trocas de nutrientes e dejetos entre o sangue e os tecidos são realizadas por uma extensão de capilares, equivalente a cerca de 700 m². “As trocas requerem a presença da água, como o meio nobre em que as células realizam as suas funções”, explica.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

“A permanência da água nos diferentes compartimentos do organismo depende, por sua vez, da presença de um teor adequado de diversos eletrólitos, como o cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloretos e fósforo”, acrescenta a nutricionista.

Quantidade adequada de água

Assim como o corpo nos faz sentir fome para que providenciemos alimentação, ele também nos dá a sensação de sede, fazendo com que busquemos água ou algum outro líquido que a contenha para nos saciar. O importante é prestar atenção aos sinais para mantê-lo em equilíbrio.

Para avaliar se estamos ingerindo a quantidade de água necessária basta observar a cor da urina, que deve estar sempre clara, aconselha a nutricionista Gabriela Taveiros. “Além disso, a hidratação adequada garante unhas, pele e cabelos mais bonitos e saudáveis”.

A água mineral é potável e rica em minerais (Imagem: shutterstock)

Tipos de água

Normalmente, podemos encontrar três tipos diferentes de água comercializados: a mineral, que é subterrânea; a purificada de sais, que é a água de torneira, tratada artificialmente; e a natural, que é semelhante a mineral, mas não possui as mesmas propriedades.

“A água mineral é potável, rica em minerais, que lhe dá uma qualidade terapêutica e é própria para o consumo humano. A de torneira não é própria para consumo humano, apesar de ter sido tratada para se tornar potável. Em países desenvolvidos, como o tratamento é muito seguro, muitas vezes essa água é engarrafada e consumida pelos indivíduos. Já a natural, pode ou não ser potável, dependendo se está contaminada ou não”, explica Joana Lucyk.

Tratamento da água

De acordo com a nutricionista Gabriela Taveiros, para garantir a qualidade da água, ela deve passar por estações de tratamento onde será submetida a diversos processos. “Basicamente, o tratamento tem as seguintes fases: decantação, filtração e cloração”, enumera.

A água tem prazo de validade?

Joana Lucyk explica que a água, quando encontrada na natureza, em sua origem, não tem prazo de validade, mas a partir do momento que foi engarrafada, sim. “O tempo de validade varia de acordo com o tipo de material utilizado para a embalagem”, esclarece.

Recomendações de transporte e comércio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) define regras para o transporte e o comércio de água. Os veículos e locais de armazenamento devem estar limpos e cobertos para evitar a luz solar ou a umidade da chuva. Se essas normas não forem obedecidas, a qualidade da água pode ser comprometida, propiciando a proliferação de algas e microrganismos que podem provocar mal-estar, diarreia e vômito.

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.