Criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha “Setembro Amarelo” destaca a importância da conscientização sobre saúde mental e prevenção do suicídio. O ato visa promover o apoio e a compreensão necessários quanto ao tema.
Os desafios relacionados à ansiedade, angústia e depressão afetam inúmeros brasileiros, com impactos profundos em suas condições físicas, incluindo a respiração. De acordo com Victor Mazzoli, professor de yoga cadastrado no GetNinjas, plataforma para contratação de serviços, a respiração pode ficar desregulada, pois assim como as atividades da mente influenciam os processos de respirar, influenciam também o estado mental.
Explorando as técnicas Kryias e Pranayama
Para manter a mente saudável, é possível praticar exercícios de respiração que ajudam a controlar a ansiedade. “Existe uma relação entre os ritmos respiratórios e os estados mentais. Tais mudanças no ritmo da respiração correspondem não só às mudanças no ritmo do coração, mas às mudanças no potencial elétrico na superfície do cérebro também”, comenta Victor.
No universo dos exercícios respiratórios, há técnicas conhecidas como Kryias (de purificação) e técnicas de Pranayama (de controle de respiração). Ambas podem ativar o sistema parassimpático e levar a um estado mais sedativo, promovendo um relaxamento.
Principais benefícios e cuidados com a saúde respiratória
Além da sensação de relaxamento, a prática de técnicas de Pranayama também pode complementar o tratamento de doenças respiratórias e melhorar a capacidade pulmonar de ex-fumantes. Porém, no caso de condições pré-existentes como diabetes, hipertensão e problemas posturais, é possível que haja algumas limitações.
Além disso, outro ponto de atenção é o de se exercitar sem a orientação de um professor. Ao ser realizada de forma incorreta, a prática pode causar danos para o corpo e para a mente. “Problemas podem surgir quando alteramos a respiração e não damos atenção a uma reação corporal negativa”, alerta o professor.
Mesclando o yoga com técnicas de Pranayama
É possível praticar os dois juntos, o yoga e o Pranayama, ou até mesmo antes ou depois do exercício das posturas. Nesse sentido, é necessário manter a coluna ereta e encontrar uma posição confortável em que o corpo não perturbe a respiração.
A postura do lótus com uma base triangular é a ideal, mas os iniciantes podem começar sentando-se em um banco afastado do espaldar (também chamado barra de ling, cujo objetivo é servir de suporte para exercícios de alongamento e fortalecimento muscular) para poder manter o alinhamento da coluna.
Como praticar a técnica Kriya
Encontre um lugar tranquilo e livre de distrações para a prática. Vista roupas confortáveis e, se possível, pratique com o estômago vazio. Depois, sente-se em uma posição confortável, como Padmasana (lótus), Sukhasana (posição fácil) ou Vajrasana (posição do diamante). Mantenha a coluna ereta, o queixo paralelo ao solo e as mãos apoiadas nos joelhos ou em um mudra específico. Feche os olhos suavemente e leve a atenção para dentro, concentrando-se na respiração e no movimento das energias no corpo.
Existem várias técnicas de Kriya, cada uma com sua própria série de movimentos, respirações e visualizações. Por exemplo, a Kriya Ujjayi envolve a contração da glote durante a inalação e exalação para criar um som semelhante a um sussurro oceânico. Outras Kriyas envolvem movimentos específicos das mãos e do corpo.
A duração da prática da Kriya varia de acordo com a técnica e com a sua experiência. Pode ser realizada por alguns minutos a meia hora ou mais.
Como praticar a técnica Pranayama
Assim como na Kriya, escolha um local tranquilo e vista roupas confortáveis. Mantenha o estômago relativamente vazio para facilitar a respiração. Sente-se em uma posição confortável. A postura de lótus, a posição fácil ou a posição do diamante são boas escolhas. Mantenha a coluna ereta. Feche os olhos e direcione a atenção para a respiração. Inicie com respirações profundas e conscientes para acalmar a mente e preparar o corpo.
Existem várias técnicas de Pranayama, como Anulom Vilom (respiração alternada), Ujjayi (respiração sussurrante), Bhramari (respiração da abelha), entre outras. Siga as instruções específicas de cada técnica. A prática pode variar de alguns minutos a meia hora, dependendo da técnica e da sua experiência.
Por Bruna Zanin