Veja como aplicar o estilo hygge na decoração da sua casa

Veja como aplicar o estilo hygge na decoração da sua casa
Investir em velas e tecidos ajuda a valorizar o estilo hygge (Imagem: New Africa | ShutterStock)

Hygge é um estilo de decoração e vida originado da Dinamarca. O modelo valoriza conforto, aconchego e convívio social com amigos e familiares. Além de deixar o interior decorado, a aplicação do estilo hygge pode envolver a criação de um ambiente acolhedor em casa. Iluminação suave, velas, objetos decorativos agradáveis são exemplos do estilo que enfatiza uma atmosfera tranquila.

O conceito pode ser aplicado em qualquer cômodo de uma casa. “Todos os ambientes que forem pensados em termos de conforto, bem-estar ou convivência estarão dentro do sentido hygge”, explica o arquiteto Everton Sentinello. Confira algumas sugestões para aplicar o estilo nos ambientes da sua casa.

Quarto

Para o quarto, conforme sugere a designer de interiores Larissa Santo, é possível acrescentar almofadas na cama, velas na mesa de cabeceira, quadro geométrico e iluminação indireta. “Assim, trará tudo aquilo de que precisa para relaxar”, afirma.

Sala de estar

Na sala de estar, a profissional recomenda utilizar almofadas de diferentes tecidos no sofá, manta macia ao toque, tapete macio, velas e plantas. “Tentar usar a paleta de cor cinza, branco, nude e tons pastel é uma ótima pedida”, acrescenta.

Conceito de decoração de casa hygge, com velas e esculturas em estante de madeira.
Velas ajudam a perfumar os ambientes (Avocado_studio | ShutterStock)

Banheiro

Para o banheiro, além das velas, a designer de interiores aconselha colocar tapete macio e, próximo ao chuveiro, um ramo de alecrim ou outra planta que libere algum aroma. “Não esqueça de colocar itens que sejam confortáveis e te deixem feliz”, recomenda.

Decoração Hygge no Brasil

O Brasil tem um clima bastante diferente dos países nórdicos. Na maior parte do país, por exemplo, o inverno não costuma ser tão rigoroso. Mas, ainda assim, é totalmente possível aplicar o hygge na decoração residencial – desde que feitos alguns ajustes.

De acordo com o arquiteto Everton Sentinello, o calor é um dos aspectos que merecem atenção. “O hygge busca texturas para proteção contra o frio extremo, o que não acontece no nosso caso. Assim, aqui no Brasil, deve-se ter cuidado para não criar um ambiente “quente”, porque, para nós, o conforto pode estar no “fresco”, sem perder o prazer e o toque dos materiais que o hygge prioriza”, afirma.

Para o arquiteto Gustavo Pozzato, o conceito na decoração brasileira pode ser inserido principalmente em casas de regiões serranas, em que as temperaturas são mais baixas. Ainda segundo o profissional, nestes casos, pode-se abusar das madeiras claras e da cor branca em contraste com itens de tons escuros.

Como aplicar o hygge na decoração?

Para começar a aplicar o hygge na decoração, o arquiteto Everton Sentinello sugere primeiramente encontrar o que os dinamarqueses chamam de hyggekrog, isto é, o seu local favorito da casa e que lhe proporciona sensação de bem-estar e aconchego. “Ache o seu cantinho na casa, onde você gosta de ler, contemplar, apreciar a sensação do toque natural dos materiais. Por ali, pode começar a sua construção hygge”, aconselha.

Já a designer de interiores Larissa Santo recomenda começar valorizando a luz natural da casa, investir em velas e itens que perfumam os ambientes e acrescentar elementos naturais, como itens de madeiras, pedras, palha e tecidos. “Não esqueça das plantinhas, elas ajudam a deixar qualquer ambiente mais aconchegante”, finaliza.

Contratar um profissional especializado, por exemplo, também pode te ajudar bastante na hora de construir o seu espaço hygge.

Laleska Diniz

Jornalista pela PUC-SP e pós-graduanda em Marketing pela USP. Apaixonada por produção de conteúdo, trabalha há quase 6 anos com comunicação. Na EdiCase, produz textos sobre os mais variados assuntos para revistas impressas e digitais e portal de notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.