Veja como manter o equilíbrio alimentar durante as festas de fim de ano

Veja como manter o equilíbrio alimentar durante as festas de fim de ano
As ceias de Natal, com amigos e/ou familiares, são tradições apreciadas pelos signos (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

O fim de ano é verdadeiramente uma época festiva, repleta de celebrações como o amigo secreto, confraternizações da empresa e formaturas. Além disso, os happy hours também se multiplicam, sem contar as festas de Natal e Ano Novo, em que petiscos, bebidas e iguarias típicas são protagonistas.  

Contudo, a alegria das festividades pode dar lugar a uma surpresa indesejada quando a balança revela os quilos a mais, um lembrete de que as delícias das festas podem deixar vestígios além das memórias. 

A importância do equilíbrio 

Segundo a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, para lidar com a comilança excessiva sem passar vontade ou engordar, o segredo está no equilíbrio e, também, no conhecimento do que está ingerindo. 

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

“A conta é bastante simples: se você vai ter um evento à noite, tente comer menos calorias nas outras refeições do dia, como café da manhã, lanches e almoço. Se souber quantas calorias tem cada alimento, também consegue se policiar para não consumir mais do que necessita”, orienta a médica. 

Dessa forma, se à noite for tomar uma taça de vinho, por exemplo, capriche na hidratação ao longo de todo o dia (antes e depois de beber). Vai ter petiscos gordurosos na festinha? Então almoce salada, um grelhado e grãos integrais. “Não precisa se privar do que gosta, basta achar o equilíbrio”, destaca. 

Peru assado em cima de uma mesa decorada com itens de Natal, com velas e taças de champanhe
100 g de peru assado equivalem a 163 calorias, podendo ser queimadas com 3 séries de 10 burpees (Imagem: Bochkarev Photography | Shutterstock)

Quanto vale? 

Reconhecendo os desafios comuns de manter uma dieta saudável durante as festividades, a Dra. Ana Luisa elaborou uma tabela que relaciona o consumo de delícias típicas do fim de ano com a quantidade de exercícios necessários para equilibrar as calorias.

Essa abordagem prática oferece uma perspectiva clara sobre o impacto de cada concessão, transformando a conscientização sobre a relação entre alimentação e atividade física em uma ferramenta valiosa para aqueles que desejam combater os quilinhos a mais adquiridos nas festas. Confira! 

Alimento Calorias Atividade física
1 fatia de chocotone fina
(grossura de um dedo)
396 calorias 30 minutos correndo na esteira 
1 punhado de nozes 195 calorias 30 minutos lutando boxe
100 g de peru assado 163 calorias 3 séries de 10 burpees 
1 porção de servir de farofa 180 calorias 30 minutos de pilates
1 fatia fina de bolo de chocolate 370 calorias 30 minutos de natação
1 taça de vinho tinto seco 108 calorias 20 minutos de esteira em ritmo moderado
1 pedaço médio de bacalhau refogado 108 calorias 18 séries de 10 flexões de braço
100 g de rabanada 230 calorias 30 minutos jogando vôlei 
1 taça de espumante 115 calorias 10 minutos de elíptico

Por Mayra Barreto Cinel

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.