Saiba como cuidar da pele após a maquiagem
Tão importante quanto preparar a pele para se maquiar é cuidar dela após. “Não devemos dormir com maquiagem, para evitar a obstrução dos poros e das glândulas ciliares, que pode causar a blefarite, uma inflamação perto dos cílios. Além do fato de precisarmos da pele limpa para a melhor penetração dos cremes noturnos”, explica Larissa Viana, membro e dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Como retirar a maquiagem?
O primeiro passo é remover o excesso de maquiagem com lenços umedecidos. “Depois disso, o ideal é usar um demaquilante, de preferência não muito oleoso”, indica a dermatologista Joana Tebar Figueira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Segundo a especialista, em seguida, é recomendado lavar a pele com água fria ou borrifar água termal. “Passe um tônico ou adstringente por toda a pele e, por fim, use um creme de hidratação para a área dos olhos e outro para o rosto em geral”, sugere a dermatologista.
Como manter a saúde da pele ?
Para manter a pele saudável e bonita, é preciso alguns cuidados após remover a maquiagem. “A pele fica sensibilizada pela própria fricção da remoção e lavagem. Aconselho nutrir com um anti-idade ou pelo menos com um creme emoliente facial apropriado para cada tipo de pele”, indica Larissa Viana. Além de cremes nutritivos, você também pode utilizar a água micelar.
Evite o surgimento precoce de rugas
Conforme explica a dermatologista Joana Tebar Figueira, ao longo dos anos, a pele vai perdendo as propriedades de regeneração. “Se a pele não estiver bem cuidada, a chance de as rugas aparecerem aumenta muito. O uso diário do hidratante facial favorece a elasticidade, a luminosidade e a umidade dos tecidos, além de eliminar tensões”, alerta.
Importância do uso de filtro solar
Proteger a pele também é uma das melhores formas de mantê-la sempre bonita. “O filtro solar é o principal anti-idade e o melhor meio de prevenção, alguns já possuem ativos rejuvenescedores. Mas, antes de utilizar qualquer creme, busque um profissional que saberá indicar o produto certo para a sua pele”, indica a dermatologista Larissa Viana.