Conheça os benefícios do riso para a saúde física e mental
Houve um período em que o riso era quase que proibido. Durante a Idade Média, ele não era permitido durante ritos oficiais, pois era tido como algo subversivo. Mas era autorizado em ocasiões festivas, como o Carnaval.
Hoje, há diversos estudos que relacionam o riso e o bom humor com a boa saúde. Sabe-se, inclusive, que o riso é responsável por ativar no cérebro os quatro hormônios da felicidade: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina. Além disso, o humor pode contribuir para melhorar a resposta imunológica, reduzir dores, diminuir a ansiedade e o estresse e até mesmo aumentar a disposição física.
Riso na medicina
Hipócrates, considerado o pai da medicina, já utilizava animações e brincadeiras na recuperação de pacientes durante o século IV a.C. Atualmente, associado a outros tipos de cuidados terapêuticos, o riso também é utilizado por médicos como fator para reduzir dores físicas, ansiedade e estresse de pacientes. A terapia do riso, por exemplo, é muito utilizada em hospitais e institutos durante o tratamento do câncer infantil, e tem se mostrado positiva para a melhora do estado clínico e psíquico das crianças.
Doutores da Alegria
Os Doutores da Alegria é um grande exemplo desse tipo de trabalho realizado em hospitais. Fundada pelo ator, palhaço e empreendedor social Wellington Nogueira, em 1991, a organização artística leva, por meio de profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, o riso para crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.
Hora das piadas
Agora, se você está precisando de um pouco de alegria, confira 4 piadas que selecionamos e aproveite de todos os benefícios do riso!
1. Animal de duas patas
Durante a aula de ciências, a professora explica:
— Os cachorros, os gatos e os cavalos são animais de quatro patas e, por isso, chamam-se quadrúpedes.
Em seguida, ela aponta para um dos alunos e pergunta:
— Você, que tem duas pernas, como se chama?
Espantado, o garoto responde:
— Ora, me chamo Vinicius, professora.
2. Ortografia correta
No escritório, o chefe fala para o funcionário:
— O senhor não sabia que a palavra “arredar” se escreve com dois “R”?
Prontamente, o homem responde:
— Sabia, mas este teclado só tem um “R”.
3. Profissão do pai
Durante o jantar, a mãe pergunta ao filho:
— Márcio, você será oftalmologista como o papai?
O garoto pensa um pouco e responde:
— Não! Serei dentista.
— Mas por quê?
— Porque as pessoas só têm dois olhos, mas têm trinta e dois dentes.
4. Papagaio perigoso
Um carteiro chega na casa de uma senhora e avista uma placa, na qual está escrito: “Cuidado com o papagaio”. Ele, então, diz para si mesmo:
— Isso só pode ser brincadeira. Ninguém tem medo de papagaio.
Assim que ele entra no quintal, o papagaio grita para o cachorro:
— Pega, Rex! Pega, Rex!