Conheça as vantagens do aleitamento materno para mãe e bebê

Conheça as vantagens do aleitamento materno para mãe e bebê
Amamentação é uma das fases mais importantes para mãe e para o bebê (Imagem: Shutterstock)

A gravidez é o período da vida da mulher em que ela está mais aberta e sensível a novos conhecimentos. É nessa hora que a grande maioria das mulheres escolhe como irá alimentar seus filhos. Portanto, é quando profissionais devem orientar as gestantes sobre o aleitamento materno. 

Ajuda e apoio para amamentar 

Embora pareça um ato instintivo, todas as mulheres precisam de ajuda para amamentar. As circunstâncias que envolvem a gravidez e o parto nem sempre são positivas e, por vezes, dificultam a escolha pela amamentação. Também por falta de conhecimento ou excesso de informações, as famílias não conseguem apoio suficiente para desenvolver essa prática. 

Primeiras horas do bebê 

Durante a gestação, o bebê desenvolve o reflexo de sugar. Essa necessidade continua após o nascimento e é plenamente satisfeita na amamentação. A criança nasce sabendo o que fazer, e é importante que ela seja colocada no peito na primeira hora de vida, mesmo antes da “descida” do leite.  

Bebê no colo de uma mulher mamando
Leite materno possui substâncias que evitam o desenvolvimento de doenças em bebês (Imagem: Shutterstock)

Benefícios do colostro 

A sucção do colostro (secreção que aparece entre o sexto e o sétimo mês de gravidez) é extremamente benéfica ao recém-nascido, pois apresenta substâncias que ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico do bebê. 

O colostro é amarelo-claro, espesso, pegajoso e completo como primeiro alimento para o bebê. É rico em anticorpos, assim como protege contra infecções e alergias. Tem ação laxante que expulsa o mecônio (primeiras fezes escuras), ajudando a prevenir a icterícia.  

Por ser rico em vitamina D, reduz a gravidade de algumas infecções (como sarampo e diarreia) e previne doenças oculares causadas por deficiência dessa vitamina. Os fatores de proteção presentes no colostro são a lactoferrina, a imunoglobulina A e o fator bifidus.  

Padrão ouro em nutrição 

Esse primeiro leite é considerado padrão ouro em nutrição, por possuir todos esses benefícios. Ele para de ser produzido e secretado por volta do terceiro dia depois do parto, quando então ocorre a apojadura, ou a descida do leite, em outra composição nutricional. Esses conhecimentos são importantes para a mãe “aproveitar” os primeiros dias e oferecer o que há de melhor ao seu neném. 

Formação de vínculo afetivo 

Além da parte nutricional, esses primeiros contatos mãe-bebê favorecem a formação de um vínculo afetivo importante na relação, que se refletirá positivamente por toda a vida. Toda mulher deveria ter a oportunidade de fazer escolhas conscientes e saudáveis para si e sua família, bem como ter apoio ao seu redor a fim de viver essa fase única e maravilhosa da vida. 

Por Dra. Lucimeire Brockveld 

Professora de Atenção Primária à Saúde no curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo. Possui doutorado, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, em Educação Odontológica, Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.  

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.