Alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre

Alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre

Veja como a alimentação auxilia no funcionamento do intestino e reduz a constipação intestinal

A alimentação é uma grande aliada para ajudar a combater a prisão de ventre, mas, sozinha, não deve ser considerada responsável pelo correto funcionamento intestinal.

“Dentro de uma alimentação diversificada, nenhum alimento causa prisão de ventre, mas se o consumo for restrito em fontes de pouca fibra, o quadro pode ocorrer”, explica Ronimara Santos, nutricionista e mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde.

Quais alimentos são ruins para o intestino?

De acordo com Ronimara Santos, os cereais refinados, como farinhas brancas e seus derivados, são pobres em fibras. Dessa forma, eles podem favorecer a constipação intestinal.  

Fatores fundamentais

A nutricionista também ressalta que a velocidade do intestino é guiada por três fatores. “Consumo de água, atividade física e consumo de alimentos ricos em fibras”, lista Ronimara Santos.

Alimentos que ajudam a soltar o intestino

Alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutas, legumes e verduras desempenham um papel importante no funcionamento intestinal. “Favorecem o trânsito do intestino, já que eles exercem função importante na formação do bolo fecal e na manutenção da flora intestinal”, explica a nutricionista.

Outros alimentos que ajudam no funcionamento são: semente de linhaça, semente de chia, centeio, quinoa, amaranto, trigo integral, farinha de aveia, chia e cascas de frutas, além do consumo de água.

A forma de preparar os alimentos faz a diferença

A forma como os alimentos são consumidos também é importante para ajudar a evitar a prisão de ventre. “Pode-se ingerir os vegetais crus, eles têm uma propriedade mais consistente”, recomenda Gabriela Zugliani, nutricionista e pós graduada em nutrição esportiva.

Já a nutricionista Ronimara Santos sugere consumir os alimentos inteiros ou minimamente processados. “Quando liquidificamos os alimentos, acabamos destruindo as fibras e esses alimentos acabam perdendo a função na constipação”, explica.

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *