Armazenamento em nuvem: conheça os principais aplicativos

Armazenamento em nuvem: conheça os principais aplicativos
Guarde arquivos na internet de maneira segura

Ferramentas apresentam funcionalidades que facilitam muito o dia a dia

Os aplicativos de armazenamento em nuvem são ferramentas que permitem aos usuários armazenar e acessar dados de qualquer lugar e em diferentes servidores via internet.

Atualmente, esses aplicativos são utilizados por diversas pessoas diariamente. Isso porque eles são de fácil acesso e garantem alto nível de proteção aos dados armazenados.

Principais aplicativos

Existem diversos aplicativos para armazenamento de arquivos (documentos, imagens, vídeos, áudios etc.) em nuvem. Logo, é quase impossível não encontrar um que se adeque às suas necessidades e rotina. Conheça alguns deles:

  • Google Drive: disponível para iOS e Android, além de tablet e computador, o aplicativo permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas. Além disso, oferece serviços de criação e edição de documentos, planilhas, apresentações e formulários on-line. A ferramenta disponibiliza 15 GB de espaço gratuito para todos os usuários.
  • OneDrive: disponível para iOS e Android, além de tablet e computador, o OneDrive oferece serviço de colaboração, armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Ele disponibiliza 5 GB de espaço gratuito.
  • Dropbox: oferece serviço de armazenamento em nuvem para os usuários. Contudo, diferente dos demais programas, ele permite o upload de arquivos de tamanho ilimitado. Disponibiliza 2 GB gratuitos para armazenamento e está disponível para iOS, Android, Linux e PCs Windows.
  • Amazon Cloud Drive: permite o armazenamento em nuvem de diferentes tipos de arquivos, como fotos, vídeos, planilhas e músicas. Ele ainda oferta um serviço de backup on-line. A ferramenta disponibiliza 5 GB de espaço gratuito e está disponível para iOS, Android e Windows.
  • iCloud: oferece um serviço de armazenamento em nuvem de pastas e arquivos. Além disso, ele permite a sincronização de dados, contatos, e-mails e outras informações presentes em um dispositivo iOS. O programa, que concede 5 GB de espaço gratuito, está disponível integralmente apenas para iOS, mas possui suporte para outras plataformas.

Benefícios dos aplicativos

Segundo a professora de computação Eline Welter, um dos maiores benefícios dos aplicativos de armazenamento em nuvem é a possibilidade de acessar arquivos de qualquer lugar. “E, caso o dispositivo seja roubado ou perdido, os arquivos continuam a salvo na nuvem”, acrescenta.

Para ela, outra vantagem dessas ferramentas é “a possibilidade de compartilhar os documentos com diferentes pessoas e editá-los colaborativamente, caso essa permissão seja habilitada”.

Confira na revista ‘Tudo sobre Informática’ outras dicas sobre aplicativos para facilitar a rotina.

Agnes Faria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *