Como cuidar de cabelos cacheados e crespos

Como cuidar de cabelos cacheados e crespos
Cuidados com cabelos cacheados e crespos (Imagem: Shutterstock)

Confira as dicas da dermatologista para manter os seus fios bonitos e saudáveis

A saúde capilar costuma ser uma preocupação comum. São tantos produtos e técnicas que surgem no mercado diariamente que é difícil saber ao certo o que funciona para cada tipo de cabelo. Com o empoderamento das mulheres cacheadas, diversos produtos para esse público surgiram. Mas, nem todos ajudam a manter o cabelo forte e saudável. Por isso, a dermatologista Aline Pantano Marcassi explica alguns cuidados importantes para fazer a escolha mais adequada. 

> Confira as tendências de cores para cabelos que estarão em alta neste outono

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Cuidados especiais 

Os cabelos crespos e cacheados costumam ter a raiz mais seca e isso exige alguns cuidados especiais. “Pois a oleosidade natural produzida no couro cabeludo tem dificuldade em chegar até as pontas devido à tortuosidade dos fios, e são mais frágeis devido à estrutura molecular. Desta forma, normalmente precisam ser lavados com frequência menor e de agentes condicionadores mais potentes, com realização de máscaras de hidratação a cada uma ou duas semanas”, explica a dermatologista Aline Pantano Marcassi. 

> 4 truques para fazer tranças incríveis no cabelo

Diferença entre queda e quebra de cabelo

A queda exagerada dos fios sem nenhum motivo aparente costuma trazer muita preocupação, mas devemos diferenciar a queda real de cabelo da quebra dos fios. “Processos físicos, como escova e chapinha, e químicos, como tintura e alisamentos, normalmente causam a quebra dos fios, dando a impressão que o cabelo não cresce e fica com um volume menor”, explica a dermatologista Aline Pantano Marcassi.  

Segundo ela, neste caso, deve-se evitar realizar esses procedimentos nos cabelos, ou realizá-los com uma frequência menor. “Já a queda real de cabelo, quando eles caem diretamente da raiz, pode ter várias causas, que devem ser avaliadas por um dermatologista para verificar o melhor tratamento e prevenção da queda”, recomenda Aline Pantano Marcassi. 

Essa técnica faz sentido para você? 

Novas técnicas para cuidar dos cabelos cacheados começaram a fazer sucesso, como eliminar o xampu – técnica conhecida como no poo –, mas é preciso analisar se o seu cabelo está pronto para essas mudanças. 

> Conheça o estilo rainbow hair e veja como manter os cabeloscoloridos saudáveis

Co-wash 

Segundo Aline Pantano Marcassi, a técnica co-wash consiste em lavar os cabelos apenas com condicionador, utilizando-os da raiz até as pontas. Deve-se escolher condicionadores mais leves.  

“Devemos lembrar que apesar de os cabelos crespos serem normalmente secos, a raiz pode ser oleosa e somente os xampus conseguem fazer a limpeza adequada, retirando a oleosidade da raiz e as impurezas da poluição e produtos sem enxágue. Além disso, devemos sempre evitar passar condicionador na raiz do cabelo (que é realizado nesta técnica), pois aumenta a oleosidade e pode causar seborreia.”, alerta a dermatologista. 

> Cuidados com cada tipo de cabelo

Low Poo 

Já a técnica Low Poo, consiste em utilizar xampus mais suaves, normalmente sem sulfato, com o intuito de reduzir o ressecamento dos fios. “O sulfato é um detergente utilizado em muitos xampus, promovendo espuma e a remoção efetiva do sebo do couro cabeludo, mas também costuma ressecar mais os fios e pode até causar dermatite de contato em couros cabeludos sensíveis. Desta forma, os xampus sem sulfato são interessantes para cabelos cacheados e crespos”, analisa a dermatologista Aline Pantano Marcassi. 

O melhor produto será aquele que respeitará as individualidades do seu cabelo. Se seu couro cabeludo sofre com descamações, deixar de usar o xampu pode não ser uma boa ideia. Mas, na dúvida, procure um profissional especializado na saúde da pele e cabelos. 

Confira outros tipos de cuidados com cabelos cacheados e crespos.

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.