Dicas para evitar gafes em reuniões de trabalho

Dicas para evitar gafes em reuniões de trabalho
Atitudes para evitar nas reuniões de trabalho (Imagem: Shutterstock)

Confira atitudes para evitar durante os encontros profissionais

As reuniões em ambientes corporativos estão sempre sujeitas a gafes, o que pode prejudicar a imagem da empresa ou do funcionário perante diretores e clientes. Logo, é muito importante se preparar para esses encontros, evitando ao máximo as situações constrangedoras.

Principais erros durante as reuniões

Marcos Tonin, consultor de carreira e diretor da Apoema Inteligência em Pessoas, lamenta que muitas empresas utilizem as reuniões de forma irresponsável, fazendo com que os participantes esperem por muito tempo por conta de atrasos e sejam interrompidos por celulares, e-mails, entre outras coisas.

> Invista na carreira profissional que você gosta

Como evitar os atrasos

Chegar atrasado a uma reunião ou algum evento importante já é uma coisa ruim e, se os atrasos ocorrerem com frequência, a imagem do funcionário poderá ser manchada. Para que os atrasos não se repitam, a primeira dica é planejar o trajeto até a reunião com antecedência.

Calcule um tempo maior para percorrer o caminho, prevendo possíveis engarrafamentos. Caso tenha feito todo esse planejamento e, mesmo assim, chegou atrasado, o Executive, Personal e Team Coach fundador da Elevartis, Guilherme Rego, recomenda que você entre quieto e, no final da reunião, peça desculpas pelo atraso.

> Evite os pecados que podem arruinar sua carreira

Uso de celulares

Outro cuidado que deve ser levado em conta é deixar o celular no modo silencioso. “Caso haja a necessidade de deixar o aparelho ligado durante uma reunião de trabalho, lembre-se de avisar aos presentes antes da reunião começar, e ajuste o celular para o modo vibração. Se o celular tocar, peça licença para atender, retire-se para algum lugar mais reservado e procure ser breve”, orienta Juliana Rizo, diretora-executiva da empresa Posh My Style.

> Saiba como acabar com a procrastinação

Confira outras atitudes assertivas para reuniões, citadas pelo consultor de carreira Marcos Tonin:

  1. Prepare-se para a reunião com antecedência.
  2. Seja cordial e educado com todos.
  3. Esteja com as informações que precisa sempre à mão.
  4. Respeite o tempo de duração da reunião. Todos têm horário! É preciso aproveitar o tempo com qualidade.

Confira na revista ‘Sim, Você Pode‘ outras dicas para alavancar a sua carreira.

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *