7 dicas para se divertir com as crianças nas férias

7 dicas para se divertir com as crianças nas férias
Brincar com as crianças ajuda a estimular o desenvolvimento infantil (Imagem: Shutterstock)

Confira atividades para fazer com pequenos e estimular habilidades importantes para vida

Por Marlise G Mem  

As férias de julho é um período que costuma ser de pura alegria e entusiasmo para as crianças, mas de correria e preocupação para os pais que precisam trabalhar nesses dias. Então, o que fazer com os filhos durante o recesso escolar? Se você não planejou uma viagem em família ou não tem folga para fazer passeios e programas diferentes com os pequenos, não precisa se preocupar, pois os filhos não precisam disso tudo para estar feliz. 

Por isso, a psicopedagoga Daniela Jungles, professora de Psicologia e supervisora da clínica-escola do UniCuritiba, explica como os pais podem se planejar para esse período e elenca 10 dicas para se divertir com as crianças nas férias. 

> 4 livros de heróis para ensinar valores importantes para crianças

Abandone o sentimento de culpa 

Segundo a especialista, o primeiro passo que a família deve trabalhar é o sentimento de culpa, pois é fundamental se desapegar da ideia de que os pais devem dar conta de tudo, como trabalhar, limpar a casa, pagar as contas, entreter as crianças, ir a programas divertidos e fazer passeios. 

“A gente sonha com uma viagem legal, com atividades excepcionais, mas nem sempre é possível. A maioria dos pais está trabalhando nessa época. É preciso ter isso em mente para que não aflore o sentimento de culpa. Tem de avaliar quais são os recursos disponíveis, a rede de apoio e lembrar que está tudo bem”, diz a Dra. Daniela Jungles. 

A psicopedagoga lembra que os pais não têm a responsabilidade de entreter os filhos o dia inteiro e, mesmo que criança queira momentos de atenção e diversão em família, ela também precisa de tempo livre para descansar, brincar sozinha, enfrentar o tédio. 

Faça um planejamento 

A psicóloga destaca que os pais precisam se planejar e se preparar para as férias dos filhos. Eles precisam saber com quem as crianças ficarão e o que farão nesses dias sem escola. Essa programação é fundamental para evitar ansiedade nas crianças que, ao sair da rotina, precisam se sentir seguras.

Vale lembrar que, mesmo trabalhando, os pais podem promover bons momentos juntos. “Um filme com pipoca e outras guloseimas, um piquenique, um jogo em família à noite. Esses momentos são especiais para as crianças. Antes de mais nada, filho quer pai e mãe, quer atenção e amor”, ressalta a psicopedagoga. 

> 4 receitas deliciosas com frutas para crianças

Entenda que o tédio também é importante 

Sentir tédio é importante para reduzir a ansiedade e estimular a criatividade, mas não vale levar isso ao pé da letra. Como tudo na vida, equilíbrio é indispensável, por isso, os pais não podem deixar o tempo das crianças completamente livre. “Tem de dosar. Podem propor atividades para afastar as crianças dos eletrônicos, por exemplo, mas o ideal é construir uma rotina leve, alternando o tempo livre com alguns ‘compromissos’”, explica Dra. Daniela Jungles.

Nas férias, continua a psicopedagoga, é extremamente importante dar um tempo nas atividades rotineiras. “Pais adoram achar atividades pedagógicas para os filhos, mas é preciso tomar cuidado. Tem de pensar até que ponto é saudável para a criança, pois ela precisa descansar, ter ócio e tédio. Flexibilidade gera saúde mental. Se somos muito rígidos, a criança fica ansiosa e não se desenvolve emocionalmente. Saber levar a vida é um aprendizado”, ensina a psicopedagoga. 

Pais brincando com a filha em casa
Não é preciso viajar para se divertir com as crianças nas férias (Imagem: Shutterstock)

Divirtam-se juntos

Mesmo quem não vai viajar nas férias pode ter ideias bacanas para que as crianças se divirtam. Por isso, a psicopedagoga elenca 7 dicas de atividades para fazer com os pequenos: 

1. Cozinhe com o seu filho 

No fim de semana ou à noite mesmo, convide a criança para preparar uma comida especial, pois isso ajuda a trabalhar o emocional, aproxima a criança dos pais e estimula a criatividade. 

2. Cinema em casa 

Prepare uma sessão de cinema e guloseimas em casa. Deixe a criança escolher o filme e assistam juntos.

> Entenda a importância de incentivar as crianças a escovar os dentes

3. Monte um acampamento 

Faça um acampamento na sala ou no jardim de casa, tenha uma noite divertida e lúdica com as crianças. 

4. Estimule o contato com a natureza 

Convide a criança para ajudar a cuidar da horta ou do jardim com você, isso pode ajudar a estimular o cuidado com o meio ambiente e as atividades ao ar livre. 

5. Brinque com massinha 

Separe um momento para brincar com massinha de modelar, procure tutoriais na internet e deixe a criança fazer a sua própria massinha, como trigo e água, por exemplo. 

6. Utilize os jogos

Jogue com seu filho. Pode ser bola, aviãozinho ou, até mesmo, jogos de tabuleiro, pois eles ajudam no desenvolvimento de habilidades importantes, como comunicação verbal, atenção e raciocínio lógico. 

7. Organize uma caça ao tesouro 

Faça uma caça ao tesouro em casa ou no parque valendo prêmios, isso pode aguçar a curiosidade, estimular a interação e competitividade saudável. 

Confira passatempos educativos e divertidos para as crianças

Redação EdiCase

One thought on “7 dicas para se divertir com as crianças nas férias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.