Progressiva: como cuidar dos fios após a química

Progressiva: como cuidar dos fios após a química

Dicas para manter os fios hidratados e saudáveis e para evitar a oleosidade

A escova progressiva serve para diminuir o volume dos cabelos, alisar os fios e reduzir o frizz, mas pode causar danos aos cabelos se você não tomar os devidos cuidados.

“A progressiva forma no fio o que chamamos de maçã do amor: cria uma camada brilhante em torno do fio. Por ter o PH ácido, faz o alisamento interno, resultando em brilho e fios lisos”, explica Oswaldo Sérgio Lopes, hair stylist do salão Monde K.

Riscos da progressiva

Algumas progressivas possuem formol, por isso é preciso ter cuidado com o contato com a pele e evitar outras químicas no cabelo. “Marrons e vermelhos podem sofrer alterações de cor. Por isso, é importante sempre procurar um bom profissional”, recomenda Oswaldo Sérgio Lopes.

Raízes oleosas

Mesmo quem tem o cabelo ressecado costuma sofrer com a raiz oleosa e com a descamação do couro cabeludo após a aplicação do produto. “Isso é um processo de transformação à base de produtos fortes e sensibiliza o couro cabeludo, deixando o cabelo oleoso por um tempo”, explica Cosme da Silva de Oliveira, consultor de cabelo do Instituto Nyoá.

Dicas para tratar a oleosidade

A oleosidade excessiva costuma parar após a terceira lavagem dos fios, mas é importante usar produtos adequados. “Lave diariamente com um xampu apropriado para raiz oleosa e use condicionador somente no comprimento dos fios. Além disso, lave o cabelo com água morna ou em temperatura ambiente e evite usar o secador quente”, sugere a dermatologista Aline Pantano Marcassi. A profissional explica que outro aspecto que influencia na oleosidade é o ato de passar a mão várias vezes ao dia no cabelo, já que ajuda na dispersão da oleosidade ao longo do fio.

Xampu sem sal

Para manter os cabelos alisados bonitos e saudáveis, procure usar um xampu próprio para cabelos com progressiva e, de preferência, sem sal. “Pois é melhor para evitar que os fios fiquem enrijecidos”, acrescenta Andrea Guedes, empresária e hair stylist do Avant Garde 667.

Fios hidratados e saudáveis

Para evitar que o cabelo sofra com fios ressecados, é fundamental cuidar da hidratação. “A regra básica é aplicar uma máscara nutritiva em casa, semanalmente ou a cada 15 dias. Óleos capilares também são indicados, pois têm textura leve e reparam os fios sem pesar”, indica Edu Rodriguez, hair stylist do Gaetano Beauty Center.

Segundo o profissional, formulações à base de ojon, monoi e manteiga de murumuru hidratam profundamente, reduzindo o volume e o frizz. Além disso, ele indica, a cada dois meses, investir em um tratamento de choque no salão, como a cauterização ou a reposição de queratina, que hidratam e fortificam os cabelos.

Você adora mudar o visual? Então você vai amar essa edição especial sobre Cabelos Coloridos!

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *