Remédios para emagrecer provocam riscos à saúde

Remédios para emagrecer provocam riscos à saúde
Apesar de parecer uma “solução “ rápida, medicamentos sem prescrição colocam saúde em perigo. (Foto: Shutterstock)

Nutricionista explica que o consumo de medicação para emagrecimento sem acompanhamento prejudica o metabolismo e pode causar o efeito sanfona

Unir uma dieta equilibrada com a prática de exercícios físicos é umas das formas mais comuns de eliminar peso de maneira saudável. Entretanto, apesar dos riscos, algumas pessoas acabam recorrendo a remédios sem orientação médica.

> O perigo das dietas que prometem milagres

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Não existe uma fórmula mágica para perder peso, e alguns tipos de fármacos podem ser prejudiciais para a saúde. “Medicamentos para emagrecer, em geral, são inibidores de apetite e o indivíduo acaba emagrecendo por conta de uma restrição exagerada de alimentos”, explica a nutricionista Helouse Odebrecht.

Riscos para o corpo

Segundo Helouse, o uso de medicamentos, que não foram prescritos por um médico, não é saudável para o corpo e causa perda de massa muscular. “O tecido muscular é o tecido ativo do nosso corpo, aquele que gasta mais calorias. Então, se a pessoa está perdendo massa muscular, está diminuindo o metabolismo”, afirma.

> Importância dos carboidratos para a saúde

Remédios para emagrecer e o Efeito Sanfona

De acordo com a nutricionista, há casos de pessoas que emagrecem com medicamento, mas (depois que voltam a se alimentar de maneira normal) acabam ganhando peso novamente e, por vezes, até mais do que tinham antes. Além disso, o efeito sanfona faz com que fiquem com a pele flácida.

> Saladas: 5 receitas para ajudar a emagrecer com saúde

Medicamento desequilibra o organismo

Esses remédios também podem causar outros problemas para o corpo e afetar o seu funcionamento. “Os medicamentos para emagrecer estão relacionados a uma verdadeira desorganização metabólica, enzimática e endócrina, causando grande bagunça no organismo e aumentando o risco de problemas de metabolismo”, explica a nutricionista.

Consulte um médico!

Por isso, é importante buscar a orientação médica para perder peso de maneira saudável e correta. “Hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, exercícios físicos e ausência de vícios, são o caminho para um emagrecimento correto e duradouro”, finaliza Helouse.

Leia mais sobre dieta saudável da revista Emagreça com Saúde

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.