3 técnicas de respiração para acalmar corpo e mente
Além de aliviar o estresse, trabalhar a respiração auxilia no relaxamento muscular e melhora a autoestima. Esse trabalho pode ser realizado por meio de diferentes atividades físicas e psicológicas, contudo, há também algumas técnicas específicas de yoga que ajudam diretamente na melhora da consciência respiratória. A seguir, a professora de yoga Wilma Musa ensina quais são:
1. Respiração quadrada
Sente de pernas cruzadas sobre uma almofada ou sobre um tapete. Deixe o corpo firme, porém relaxado. Observe a respiração por alguns segundos e, depois, realize duas respirações profundas e completas.
Em seguida, inicie a respiração quadrada: inspire durante quatro segundos, retenha os pulmões cheios por quatro segundos, expire durante quatro segundos e retenha os pulmões vazios por quatro segundos.
Repita esse processo quantas vezes achar necessário. Quando decidir parar, silencie a mente por alguns segundos. Após esse período, realize duas respirações profundas e completas.
2. Respiração alternada
Sente de pernas cruzadas sobre uma almofada ou um tapete. Deixe o corpo firme, porém relaxado. Observe a respiração por alguns segundos e, depois, realize duas respirações profundas e completas.
Em seguida, coloque a mão esquerda sobre o joelho esquerdo e comece a respiração alternada: expire lenta e profundamente pelas duas narinas. Com o auxílio da mão direita, bloqueie a narina direita. Inspire e expire silenciosamente apenas pela narina esquerda.
Pare o processo por alguns segundos. Coloque a mão direita sobre o joelho direito e retorne o processo: com o auxílio da mão esquerda, bloqueie a narina esquerda. Inspire e expire silenciosamente pela narina direita.
3. Respiração consciente
Sente de pernas cruzadas sobre uma almofada ou sobre um tapete. Deixe o corpo firme, porém relaxado. Observe a respiração por alguns segundos e, depois, realize duas respirações profundas e completas.
Em seguida, inicie a respiração consciente: respire observando o ritmo da sua respiração e, pouco a pouco, torne a respiração mais lenta e profunda. Assim que acabar, inspire por quatro segundos e expire por seis segundos.