Atitudes que ajudam a reduzir o estresse e melhoram a saúde do coração

Atitudes que ajudam a reduzir o estresse e melhoram a saúde do coração
Deixe a sua vida mais leve

Médico dá dicas para você adotar hábitos de vida mais saudáveis

O estresse é uma reação normal do organismo, que se manifesta com componentes físicos mentais e hormonais toda vez que surge a necessidade de uma adaptação grande. Entretanto, quando ele é exagerado e constante pode ser prejudicial e desencadear diversos problemas de saúde. Por isso, veja as dicas do cardiologista Otavio Gebara para reduzir o estresse e ter um coração mais saudável.

1. Foco em relaxamento

Atividades como yoga, tai chi (arte marcial chinesa, também conhecida como uma forma de meditação em movimento) e alongamento ajudam a aliviar as tensões. É importante focar em seu próprio corpo, deixando as outras coisas de lado por um tempo.

2. Conecte-se com outras pessoas

Ficar muito tempo sozinho não é bom para sua saúde mental nem para a saúde do coração. Para pessoas que já tiveram problemas cardíacos, o suporte social acelera o processo de recuperação e reduz a depressão.

3. Não guarde mágoa

Perdoe rápido. Seu coração agradece.

4. Dê risadas

Essa prática queima coloria e, além disso, alguns estudos mostram que é bom para as artérias.

5. Não beba muito álcool

Pequenas quantidades podem ser benéficas, mas pode ser difícil dosar uma pequena quantidade. Portanto, não comece a beber se o seu objetivo é proteger seu coração.

6. Reduza a cafeína

Estudos demonstram que café, chá ou refrigerantes (mesmo diet) em grandes quantidades podem aumentar hormônios de estresse

7. Cuide do envolvimento emocional

Não exagere no envolvimento emocional com coisas que não sejam tão importantes. Não vale a pena ter um infarto se seu time perder o campeonato.

8. Alimente-se de maneira certa

Uma dieta com pouca gordura e com carboidratos complexos vai tornar seu dia mais leve.

9. Durma bem

Horas suficientes de sono fazem diferença. Procure saber se você tem apneia do sono (roncar muito é um indício). Distúrbios do sono podem dificultar seu descanso.

10. Faça mais exercícios

É quase como um remédio para tudo. Entretanto, como tudo na vida, é importante praticar em quantidade e intensidade moderada. Atividades como caminhar até o trabalho ou para fazer compras também são válidas. Mexa-se.

Confira na revista Saúde da Mente dicas de meditação.

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *