Cabelos lindos: cabeleireiros explicam o que fazer para ter fios bonitos e saudáveis

Cabelos lindos: cabeleireiros explicam o que fazer para ter fios bonitos e saudáveis
Dicas para ter cabelos bonitos e saudáveis (Imagem: Shutterstock)

Descubra quais são as atitudes que danificam e beneficiam os fios

Para manter os cabelos bonitos e saudáveis é preciso uma série de cuidados. Para esclarecer todas as dúvidas sobre os cuidados com os fios, entrevistamos diversos cabeleireiros conceituados que vão desvendar todos os mistérios dos fios saudáveis.

> Conheça a tendência dos cabelos coloridos na terceira idade

Por que é importante cortar os cabelos?

Em primeiro lugar, para manter os cabelos sempre bonitos, é necessário saber que o corte não deve ser feito apenas por questões estéticas. Mesmo quando você ainda está satisfeita com o corte do seu cabelo, é importante aparar as pontinhas.

“Embora a maioria das pessoas reconheça o corte como um recurso estético indispensável na construção da imagem pessoal, muitos não se preocupam com a saúde do fio, espaçando demais o tempo sem aparar as pontas dos cabelos, deixando-os embaraçados, opacos e sem movimento”, afirma Robson Carlos Lopes, professor do curso de Estética da Unopar – Universidade Norte do Paraná.

> Como cuidar de cabelos cacheados e crespos

Com qual frequência cortar os cabelos?

O cabeleireiro da rede de salões Walter’s Coiffeur, Claudio Moreira, aconselha que o cabelo seja cortado com frequência. “Um corte deve ser feito em média de dois em dois meses, influenciando assim na retirada de todas as pontas duplas e ressecadas pelos radicais livres, escovações e/ou tratamentos químicos”, recomenda.

Mesmo quem ama cabelos longos deve cortar os fios com a frequência mencionada pelos profissionais. “Tendo em vista que o cabelo cresce, em média, 1,5 cm a cada mês, o que pode variar de pessoa para pessoa, mesmo as que desejam que os cabelos cresçam necessitam cortar as pontinhas, que podem ser milimetricamente medidas [para que o corte seja menor do que o crescimento]”, defende Robson Carlos Lopes.

> 4 truques para fazer tranças incríveis no cabelo

Hidratação no salão e em casa tem resultados diferentes
Hidratação no salão e em casa tem resultados diferentes (Imagem: Shutterstock)

Atitudes que danificam os fios

Algumas atitudes do dia a dia, como prender o cabelo com elásticos muito finos, dormir com os fios molhados, utilizar muita química e secador, podem causar danos irreversíveis nos fios. “O uso de secador e chapinha é uma das coisas que, sem proteção térmica, pode estragar bastante os cabelos”, destaca Larissa Mayer, cabeleireira da Visual Hair Design.

Hidratação em casa ou no salão?

Alguns tratamentos, como a hidratação, podem ser feitos no salão ou em casa com produtos específicos. Por isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre a melhor opção. A cabeleireira do Visual Hair Design explica que existem diferentes tipos de hidratação, como as reconstruções, reposição de matéria e nutrição. No entanto, ela explica que o resultado no salão e em casa é diferente.

“As hidratações feitas no salão são mais profundas e com diagnósticos mais precisos. Hoje temos uma grande variedade de nutrientes e em cada linha ele pode se posicionar de uma forma. Costumamos dizer que o que a cliente faz em casa é a extensão do que fazemos no salão, por isso é muito importante ter cuidados em casa também”, argumenta Larissa Mayer.

> Progressiva: como cuidar dos fios após a química

Produtos caseiros

Tratamentos em casa não significa a utilização de produtos caseiros. Robson Carlos Lopes explica que as fórmulas preparadas pelas empresas são mais eficazes do que as caseiras e alerta ainda que muitos ativos utilizados nos produtos caseiros não podem ser aplicados in natura, pois, ao invés de obter os resultados desejados, esses produtos podem tampar os “poros”, danificando o cabelo.

Para evitar danos irreversíveis na fibra capilar, a melhor alternativa, aliada a uma alimentação balanceada, são os tratamentos de prevenção. É preciso cuidar dos fios antes que seja tarde demais. “Caso contrário, apesar de todo aparato cosmetológico, a única solução será o corte”, alerta o professor da Unopar.

Acompanhe mais dicas de beleza na revista ‘Inspire-se Beleza’

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.