Decoração: veja como escolher as cores para as paredes

Decoração: veja como escolher as cores para as paredes
Aprenda a escolher as cores para as paredes (Foto: Shutterstock)

As cores são essenciais para a composição dos ambientes da casa

As cores das paredes, assim como móveis e outros objetos, são responsáveis por compor a decoração de uma casa. Os tons de cada ambiente, além de dizer muito sobre a personalidade e o estilo do morador, transmitem variadas sensações, como otimismo, tranquilidade, alegria e aconchego.

> Veja as sensações proporcionadas pelas cores na decoração

Renove o ambiente

Uma simples pintura é capaz de renovar completamente o estilo e o astral do ambiente. Por isso, mudar as cores das paredes também pode ser uma ótima forma de renovar a decoração de maneira rápida e prática, sem precisar trocar móveis ou realizar obras complexas.

Outra vantagem é que a pintura não é algo definitivo. Logo, se enjoar das cores depois de um tempo, é totalmente possível mudá-las sem gastar muito dinheiro.

> Iluminação para casa: saiba como planejar

Definindo a cor

O gosto pessoal deve ser um fator importante no momento de escolher a cor para cada ambiente da casa. Porém, ainda assim, algumas pessoas sentem medo de errar ao definir um tom e prejudicar toda a decoração.

De acordo com Luciane Mota, designer de interiores, não há cor certa ou errada para os ambientes. “O que existe é a influência desta cor no bem-estar das pessoas e, claro, alguns tons podem ser mais apropriados para determinado ambiente, devido a sensação que ocasionam”, explica.

As cores dos ambientes transmitem sensações (Foto: Shutterstock)

Cores mais indicadas para cada ambiente

Para quem não quer se arriscar muito, existem algumas cores que são mais indicadas para determinados cômodos. “Em salas e quartos, trabalhar com cores mais claras e pontos de cor é atitude certeira de sensação boa. Pode-se investir em uma ambientação mais escura, obviamente, com uma proposta bem definida”, afirma a designer de interiores.

Além disso, atualmente, algumas marcas de tintas possuem aplicativos que utilizam Inteligência Artificial e permitem simular como ficaria um ambiente pintado de determinada cor. Assim, facilitando o momento de escolha do tom da tinta.

> Decoração escandinava: conheça essa tendência​

Combinação de cores

Combinar mais de uma cor é uma boa opção para quem deseja deixar o ambiente com mais personalidade. “Pode se inspirar em referências de imagens ou selecionar uma cor favorita numa parede de destaque e combinar com algo mais neutro nas demais paredes, como tons de bege e cinza”, sugere Luciane Mota.

Ainda segundo a designer de interiores, também é assertivo apostar em tom e sobretom. “Por exemplo, na parede da cabeceira da cama, usar o tom mais escuro da paleta e, nas demais paredes do dormitório, um tom mais baixo na paleta de cores”, conclui.

*Por Laleska Diniz

Leia mais na revista Projetos e Decoração!

Laleska Diniz

Jornalista com formação pela PUC-SP. Apaixonada por produção de conteúdo, trabalha há quase 4 anos com comunicação. Na EdiCase, produz textos sobre os mais variados assuntos para revistas impressas e digitais, portal de notícias e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *