Dia internacional da mulher: 5 filmes inspiradores para lembrar a importância dessa data

Dia internacional da mulher: 5 filmes inspiradores para lembrar a importância dessa data
Filme 'Estrelas além do tempo' (Imagem: Divulgação)

Prepare a pipoca, dê uma pausa e confira uma seleção de filmes sobre mulheres poderosas

Considerado um dia de conquistas sociais, o dia internacional da mulher, comemorado em 8 de março, celebra a histórica luta feminina por condições equiparadas aos dos homens. E, como um importante marco social, a data representa a luta de mulheres por conquistas como: o direito ao voto, ter uma carreira, acesso à educação, igualdade salarial dentre outros.

No entanto, apesar dos avanços, ainda há um longo caminho a percorrer. Por isso, é necessário lembrar a importância dessa data e conhecer melhor a história de mulheres poderosas e obstinadas que revolucionaram o modo de viver e inspiraram a produção de grandes filmes. Confira a seguir alguns deles! Confira a seguir alguns deles.

As sufragistas

Filme ‘As sufragistas’ (Imagem: Divulgação)

O filme mostra a realidade de um grupo que viveu em um importante período histórico. ‘As Sufragistas’, estrelado em 2015 por Carey Mulligan e Helena Bonham Carter, conta a história do inicio do movimento feminista na luta pelo direito ao voto feminino. Também mostra a reivindicação por igualdade entre homens e mulheres entre o século XIX e XX.

>Confira a crítica do terceiro filme estrelado por Tom Holland

Retrata o início da aparição das Sufragistas (primeiras ativistas feministas) em público na Inglaterra. O filme apresenta a história de mulheres que viviam em condições precárias e resistiam à opressão dos homens. No entanto, não eram ouvidas e se rebelaram. Usaram métodos incomuns de batalha para combater as agressões policiais e na busca por seus direitos. O filme mostra a importância do movimento feminista para muitas das conquistas atuais

Estrelas além do tempo

Filme ‘Estrelas além do tempo’ (Imagem: Divulgação)

Baseado em fatos reais o filme ‘Estrelas além do tempo’, dirigido por Theodore Melfi, conta a história de três cientistas negras que trabalhavam na NASA durante o ano de 1960. Elas contribuíram para a conquista espacial durante o período da Guerra Fria, quando ocorria uma importante disputa entre Rússia e Estados Unidos para ver quem mandaria o primeiro ‘homem’ para o espaço.

>MAID: série retrata a importância da rede de apoio

O drama ainda mostra a trajetória de transformação e inovação das personagens Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Elas quebraram barreiras contra o machismo e o preconceito racial, em um período de segregação nos Estados Unidos e em um ambiente dominado por homens brancos, ensinando importantes lições, como: não desistir, ter um propósito e abraçar mudanças e inovações.

Enola Holmes

Filme ‘Enola Holmes’ (Imagem: Divulgação)

Apesar de ser um filme fictício, ‘Enola Holmes’ traz à tona questões importantes, principalmente pela personagem principal viver em uma sociedade totalmente conservadora, em meados de 1884, e fugir dos padrões impostos a ela.

> Eternos: veja crítica do novo filme da Marvel

Irmã do detetive Sherlock Holmes e Mycroft, Enola (interpretada por Millie Bobby Brown) é criada para ser independente desde a infância e possui um conhecimento completo para combate e ciências que supera muitos homens, algo nada comum para época, já que mulheres eram criadas para servir. Por isso, durante o mistério que envolve o filme ela tem muitos embates com seus irmãos que a vêem como uma menina imatura e inadequada.

Joy: O nome de sucesso

Filme ‘Joy: O nome de sucesso’ (Imagem: Divulgação)

Considerado um filme que estimula o empreendedorismo e a criatividade, ‘Joy: o nome de sucesso’ conta a história real da empreendedora Joy Mangano, uma jovem prodígio com uma vida e família complicada.

Divorciada e mãe de dois filhos, ela vive com os pais e o ex-marido. Joy é a principal responsável pela família. Mas, com dificuldades financeiras, o único caminho que encontra é usar a criatividade e a persistência para criar coisas e vender suas ideias. A sorte chega quando uma de suas criações, um esfregão de limpeza, se torna um fenômeno de vendas nos Estados Unidos e a transforma em uma empreendedora de sucesso.

Frida

Filme ‘Frida’ (Imagem: Divulgação)

​Frida Kahlo, conhecida por ser uma das maiores representações feministas, é a protagonista do filme ‘ Frida’. O filme conta a verdadeira história da conturbada vida da artista mexicana e retrata a trajetória de um dos nomes mais importantes do século XX.

Baseado em fatos reais, o filme apresenta as dores que atormentam Frida durante toda sua vida, por causa de um acidente na adolescência. Também expõe a problemática vida amorosa com Diego Rivera, conhecido por seus casos conjugais.

Além disso, a obra expõe um outro lado da artista que sonha em ser independente, mesmo com dificuldade de locomoção, que é engajada politicamente, persistente em conseguir tudo o que quer e que encontra na arte um refúgio e forma de expressão.

Leia também:

Eternos: um filme baseado em teorias extraterrestres

Revista Artistas de sucesso: Tudo sobre veveta, a rainha do Brasil

Livro inspire-se! Make-up: Olhos, retrô e festa, ideias para ficar linda.

Vitoria Rondon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *