Mindfulness! Aprenda a viver plenamente o presente

Mindfulness! Aprenda a viver plenamente o presente

Ganhe mais qualidade de vida com essa técnica de meditação que visa aproveitar o momento

Essa  técnica de meditação tem como principal objetivo ajudar o indivíduo a administrar as próprias emoções, pensamentos e atitude. Passamos muito tempo da nossa vida pensando em coisas que já aconteceram ou que ainda vão acontecer,  mas, às vezes, é preciso  gerenciar esses pensamentos. “Mindfulness é viver e agir com a mente no agora, e essa habilidade  também dá nome a um conjunto de práticas e exercícios que utilizamos para treinar nossa atenção e desenvolver o estado de atenção plena. Esse estado nos ajuda a tomar consciência dos nossos pensamentos e sentimentos, para que, ao invés de sermos dominados por eles, sejamos capazes de gerenciá-los”, analisa  a coach de prosperidade e riqueza, Rafaela Generoso. Mindfulness é o conceito de meditação plena, tem origem no budismo. “É herdeiro de duas distintas tradições de pensamento, a primeira emergiu da pesquisa de Ellen Langer em psicologia experimental, a segunda iniciou-se com o trabalho de Jon Kabat-Zinn, em meados da década de 70 e introduziu a meditação budista na prática clínica, analisa Rafaela. 

Benefícios do Mindfulness 

Essa técnica é indicada para toda e qualquer pessoa que busca gerenciar melhor a vida ou que sofre com estresse, depressão e ansiedade. “Melhora a qualidade do sono, trabalha a inteligência emocional,  a memória, a autoconsciência, melhora as relações interpessoais, aumenta a criatividade e o nível de concentração, porque consegue ter uma forma mais assertiva de entender as emoções e se concentrar. Também é associado ao sentimento de bem-estar, além  de melhorar o desempenho no trabalho”,  explica Aline Marra, master trainer. O foco do Mindfulness é o aqui e o agora, estar completamente presente na atividade que se está executando. “O principal ganho é a quebra de comportamentos nocivos que muitas vezes temos por funcionarmos no piloto automático, quando você foca no presente, seja ruim ou boa a situação em que você está inserido, ao concentrar esforços de toda a mente nesse momento, conseguirá reagir e\ou ter ações mais congruentes e racionais. Claro que é preciso treino e consciência, a nossa mente foi programada para “vagar”, ou seja, intercambiar entre futuro e passado, e mantê-la no presente é algo que acontece com a prática”,  acrescenta o psicólogo Augusto Jimenez. Além disso, traz benefícios físicos, como auxiliar no emagrecimento, redução da pressão arterial, fortalecimento do sistema imunológico, estimular a criatividade e reduzir dores físicas. 

Técnicas 

As técnicas utilizadas buscam resgatar o indivíduo e trazê-lo para o momento presente. “Pode ser desde o simples ato de parar e escutar todos os barulhos à sua volta, sentir seu corpo na cadeira ou seus pés no chão, perceber cheiros, até mesmo técnicas mais rebuscadas de meditação, dentre outras. As diversas técnicas são utilizadas como recurso em terapias médicas, psiquiátricas e psicológicas”, explica a Coach Rafaela. Confira os exercícios indicados por ela: 

Exercício para fazer no banho 

 Sinta a água cair sobre o seu corpo. Perceba a temperatura, sinta ela escorrendo por sua pele, os aromas do sabonete e do shampoo. Esteja plenamente presente nesse momento. A sua mente vai insistir em sair dali, quando perceber isso, volte sua atenção ao momento do banho, à textura do sabonete, da esponja e ao toque do shampoo em seu couro cabeludo. As suas mãos lavando o cabelo e massageando o couro cabeludo. Observe e sinta o vapor pelo banheiro, ao sair,  sinta a toalha tocando sua pele e a textura da roupa sobre seu corpo. 

Exercício para fazer no momento da alimentação  

Rafaela conta que essa técnica ajudou muitas clientes dela a emagrecerem. Tente fazer esse exercício em uma refeição que você esteja sozinho. Sem qualquer distração, como celular, revista e televisão. 

Ao servir seu prato, observe atentamente a quantidade que vai colocar de cada alimento. Procure colorir ao máximo esse prato, com variedade de vegetais e texturas diferentes. Inicie a alimentação de forma vagarosa, pensando em comer em no mínimo 20 minutos, para atingir o centro da saciedade no cérebro. Alimente-se em completo silêncio e tenha a atenção plena ao ato. Preste atenção ao aroma, à textura, ao sabor,  à imagem da comida enquanto se alimenta e nos barulhos que faz ao mastigar e ao engolir. A cada garfada, mastigue com consciência, experimentando todas as sensações que a comida desperta em você.  

Melhora na vida pessoal e profissional  

Ao praticar Mindfulness, você  fica mais ciente dos pensamentos, emoções  e sentimentos. “Toma posse do posto de protagonista da sua vida e, em vários aspectos, irá ser beneficiada,” explica a coach Rafaela. É possível observar uma melhora na qualidade dos seus relacionamentos, saúde, além de prosperidade financeira e espiritual.  Muitas empresas utilizam essas técnica para melhorar o rendimento dos funcionários. “Por ser comprovadamente uma técnica que aumenta  a capacidade de concentração, mesmo quando fazem várias tarefas ao mesmo tempo, isso resulta em mais produtividade e menos intervalos”, analisa a coach. Os  profissionais costumam ser inundados por um grande número de informações e distrações, que acabam afetando o desempenho. “Ao praticar o mindfulness, o indivíduo experimenta um estado de concentração em si mesmo e nas experiências e, com isso,  aumentará o foco,  perderá menos  tempo com as múltiplas distrações, melhorará as relações interpessoais e a qualidade de vida como um todo.  Isso auxiliará o profissional a ampliar os horizontes de melhoria contínua”, detalha Rafaela. 

A prática da atenção plena deve ser constante, se você almeja encontrar o prazer e a plenitude do agora.  

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

One thought on “Mindfulness! Aprenda a viver plenamente o presente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *