Receitas veganas: veja como fazer o delicioso peixinho frito

Receitas veganas: veja como fazer o delicioso peixinho frito
Peixinho frito

Aprenda a preparar entradas vegetarianas que vão surpreender qualquer paladar

A alimentação vegetariana além de saudável, consciente e saborosa, pode ser prática e diversificada. O mundo vegetal é rico e oferece inúmeras possibilidades de sabores e texturas. Confira 3 receitas práticas e saborosas!

PEIXINHO FRITO

Ingredientes

500 gramas de folhas de peixinho-da-horta higienizadas

Caldo de 2 limões

1 dente de alho ralado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher de chá de páprica doce

4 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de fubá

1 xícara de chá de água gelada

Farinha de rosca o suficiente

Óleo para fritar

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o caldo de limão, o alho, o sal e a pimenta-do-reino.  Acrescente as folhas de peixinho e deixe de molho por aproximadamente 1 hora.

Em outro recipiente, misture a farinha de trigo, o fubá, a páprica doce, o sal e a pimenta-do-reino a gosto e acrescente a água gelada. Mexa até obter uma mistura homogênea. Em um prato, coloque a farinha de rosca. Passe as folhas de peixinho na mistura de farinha de trigo e fubá e depois na farinha de rosca.  Em uma panela, aqueça o óleo e frite os peixinhos até dourarem. Retire, escorra em papel toalha e sirva a seguir.

POLENTA FRITA

Ingredientes

3 xícaras de chá de fubá

1cebola picada

1 dente de alho ralado

1 colher de sopa de azeite

1 litro de água

1 colher de café de sal

Fubá para empanar

Modo de preparo

Em um recipiente misture  400 ml de água fria com o fubá até obter uma mistura homogênea e reserve. Em uma panela, em fogo baixo, refogue no azeite, a cebola e o alho. Adicione o fubá, o sal e 600 ml de água quente. Mexa sem parar por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo, despeje a polenta em um recipiente e espalhe. Espere esfriar um pouco e, em seguida, leve à geladeira por 30 minutos. Retire a polenta da geladeira e corte em tiras grossas, passe no fubá

e frite em uma panela com óleo quente até dourar. Retire do óleo quente e transfira para um recipiente forrado com papel toalha. Sirva a seguir.

TOFU GRELHADO

Ingredientes

500 g de tofu defumado

4 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de mel

2 dentes de alho ralado

Suco de 1 limão

1 colher de chá de  semente de gergelim

1 colher de sopa de cheiro verde picado

1 ramo de alecrim

Azeite para grelhar

Modo de preparo

Corte o tofu em fatias ou cubos, com a espessura de aproximadamente 2 centímetros. Em um recipiente, misture os ingredientes restantes e acrescente o tofu. Misture bem e deixe de molho por aproximadamente 30 minutos. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um pouco de azeite e grelhe o tofu dos dois lados. Sirva a seguir.

Confira outras receitas e dicas na Revista Menu Veggie

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *