O que é estomatite? Entenda sobre doença que deixou o ex-BBB Rodrigo sem comer

O que é estomatite? Entenda sobre doença que deixou o ex-BBB Rodrigo sem comer
Ex-BBB Rodrigo teve estomatite (Imagem: Reprodução/TV Globo)

Veja a causa das feridas no interior da boca e saiba como tratá-las

Recentemente, o ex-participante do BBB 22 Rodrigo Mussi voltou às redes sociais após passar alguns dias afastado por problemas de saúde. O segundo eliminado do reality show explicou aos seguidores no Instagram que havia contraído estomatite.

O anúncio causou alvoroço entre o público e foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. Isso porque, apesar de parecer comum e ser chamado de “doença de criança” a estomatite ainda é um mistério.

“Peguei estomatite, minha boca inteira ficou inchada, cheia de afta. Não conseguia falar, beber água, comer. Eu acho que emagreci uns seis ou sete quilos brincando. Então agora, depois de 7 dias, eu estou começando a me recuperar, comer e falar, pelo menos isso” disse.

O que é estomatite?

A estomatite são feridas parecidas com afta que podem aparecer no interior da boca, lábios, língua, gengiva e bochechas. Causa inchaço, dor ou vermelhidão e apesar de ser um problema conhecido por ser aparente em crianças também pode ocorrer em adultos. Além disso, a estomatite também pode aparecer devido a imunidade baixa, contato com o vírus da herpes simples, escovação muito forte ou infecção bacteriana.

Quais são os sintomas?

Segundo informações da Rede D’Or São Luiz, além dos sintomas relatados por Rodrigo Mussi, a estomatite também pode ser indicada através de manchas vermelhas na gengiva ou na garganta, salivação em excesso, aftas na região interna da boca, febre e dor para engolir.

> Entenda o que é necessário para conquistar a forma ideal sem prejudicar o seu corpo

Como tratar a estomatite?

O tratamento deve ser indicado de acordo com a gravidade dos sintomas e o tipo de estomatite, por isso, é sempre recomendado consultar um dentista ou cirurgião-bucal para orientação sobre o melhor procedimento. Mas normalmente em casos leves, a higiene bucal e uma dieta sem alimentos salgados ou ácidos é aconselhada.

> Conheça o poder da soja na alimentação

Estomatite pega no beijo?

Após o anúncio do exBBB muitos internautas associaram a estomatite ao beijo, já que Rodrigo tem sido alvo de especulações por ter sido flagrado flertando com algumas mulheres. E por ser contagiosa a estomatite pode sim ser transmitida através do beijo, isso porque ela pode ser passada por gotículas da saliva ou contato direto com o local afetado.

Leia também

Musculação na adolescência: conheça os riscos e benefícios

Saúde: Anvisa proíbe mais de 140 remédios para emagrecer

Academia em casa: veja como é possível movimentar o corpo com atividades do dia a dia

Vitoria Rondon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *