O que é pilates? Conheça a prática e seus benefícios

O que é pilates? Conheça a prática e seus benefícios
Pilates com equipamentos (Imagem: Shutterstock)

Método de condicionamento que trabalha a saúde física e mental ao mesmo tempo

Se você é do tipo que não gosta muito de academia, mas precisa manter o corpo em movimento, exercitar a mente e alongar, o pilates é um tipo de exercício físico que pode ser perfeito para você.

“O pilates é um método de condicionamento físico e mental, criado pelo alemão Joseph Pilates. Os movimentos promovem o ganho de flexibilidade e fortalecimento do corpo de forma integrada e individualizada”, explica a fisioterapeuta Jéssica de Cnop.

Vantagens da prática

Além de oferecer uma série de benefícios para o corpo, como melhora da mobilidade articular, da capacidade respiratória e da flexibilidade, o pilates também ajuda a trabalhar a mente, combater a ansiedade e diminuir o estresse e o cansaço.

Ainda pode ser praticado para definir os músculos e para ganhar qualidade de vida. Segundo Jéssica de Cnop, a prática também pode ser indicada por um médico, “para se tratar alguma condição, por exemplo, por problema no joelho, coluna, respiratório, enfim, por inúmeras condições patológicas ou disfuncionais”.

> 10 erros ao praticar atividades físicas

Pilates para todos

O pilates é indicado para qualquer pessoa, até mesmo crianças, dependendo da modalidade e da necessidade de cada um. “O pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde os atletas aos sedentários, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação”, afirma Rafael Vasconcelos, fisioterapeuta e especialista em pilates.

Ainda segundo o profissional, o pilates também pode ser recomendado para condicionamento e prevenção de lesões. “Ou seja, qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos, e em todos os níveis de condicionamento físico, pode praticar o pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo”, analisa Rafael Vasconcelos.

Tipos de pilates

Atualmente, o método de condicionamento físico e mental possui diferentes tipos e cada um tem suas particularidades. Conheça dois deles:

Pilates Solo (Mat Pilates)

Praticado no tatame com a utilização de acessórios, como bolas, flex ring, tubo e faixa elástica. Muito utilizado nas academias, mas deve-se sempre existir uma atenção para utilização dos princípios do método, caso contrário, a aula será apenas uma série de abdominais.

Pilates em Studio

Praticado nos aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates, como reformer, trapézio, barril e cadeira. São equipamentos que possibilitam uma variedade enorme de exercícios para diversas musculaturas e servem como mecanismos para dificultar ou ajudar o praticante.

> Conheça os benefícios da dança para a saúde

Também é uma prática muito utilizada para reabilitação de diversas desordens músculo articulares como dores de coluna, problemas de joelhos e posturais. É muito frequente o pilates solo e studio serem utilizados em uma mesma aula.

Leia também

Musculação na adolescência: conheça os riscos e benefícios

Saúde: Anvisa proíbe mais de 140 remédios para emagrecer

Yoga para mães: Pri Leite ensina 5 posturas 

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *