Deliciosos pratos veganos para inovar no dia a dia

Deliciosos pratos veganos para inovar no dia a dia

Aprenda a preparar receitas tradicionais na versão vegana e descubra como a alimentação vegetarina pode ser deliciosa

MOQUECA DE BERINJELA

Receita indicada pela Chef de cozinha Drica Avelar

 Ingredientes

2 berinjelas grandes

1 cebola em cubos

2 tomates em cubos

1 colher de sopa de azeite de dendê

1 dente de alho picadinho

1/2 pimentão vermelho em cubos

200 ml de leite de coco

1/2 limão espremido

Coentro  e cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Corte as berinjelas  em fatias grossas (1 dedo de espessura) e grelhe bem dos dois lados. Em uma panela, adicione o azeite de dendê e refogue a cebola e o alho, quando estiverem translúcidos, adicione metade do tomate e do pimentão. Deixe refogar  por aproximadamente 4 minutos.  Adicione o leite de coco e tempere com sal.  Adicione as fatias berinjela grelhadas, o restante do tomate e do pimentão, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Ajuste o sal, a pimenta-do-reino e salpique o cheiro-verde.

Dica da Chef: para sua moqueca ficar incrivelmente delicada e saborosa, antes de levar à mesa, esprema meio limão por cima, o limão tem o poder de elevar os sabores a outro patamar, experimentem!

RISOTO

Ingredientes

1, 1/2 l de água

1 xícara de chá de arroz arbóreo

1 xícara de chá de leite de castanha-de-caju

300 g de tomate cereja

1 maço de manjericão fresco

1 cebola

1 xícara de chá de vinho branco

2 dentes de alho

3 colheres de sopa azeite de oliva

1 colher de chá de açúcar mascavo

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela,  coloque a água, metade da cebola, 1 dente de alho e metade do manjericão e deixe ferver até obter um caldo de legumes. Em uma assadeira, coloque o tomate cereja, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino e o açúcar mascavo. Leve ao forno preaquecido a 180º C por 30 minutos, mexa a cada 10 minutos. Em uma panela à parte, refogue  a cebola e o alho restantes  com 1 colher de sopa de azeite, até que fiquem bem dourados. Adicione o arroz arbóreo e mexa. Acrescente o vinho e misture até evaporar. Vá  acrescentando o caldo de legumes aos poucos ( 1 concha por vez ) sem parar de mexer. Faça esse processo até  o arroz  ficar al dente. Adicione o leite de castanha-de-caju e mexa. Desligue o fogo e acrescente os tomates, o manjericão fresco, sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva a gosto. Sirva em seguida.

BATATA-DOCE RECHEADA

Ingredientes

Batatas assadas

2 batatas-doces médias

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 pitada de sal

Recheio

1 xícara de  chá de grão-de-bico cozido

1 xícara de chá de tomates cortados em cubos

½ xícara de chá de cogumelos Paris cortados em pedaços

1 colher de sopa de óleo vegetal

4 colheres de sopa de molho de tomate concentrado

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de cebola picada

1 colher de chá de alho picado

½ xícara de chá de folhas de espinafre cortadas em tiras

200 ml de água

Queijo vegano ralado a gosto

Modo de preparo

Lave as batatas em água corrente, fure-as e adicione um pouco de sal. Regue as batatas com um pouco de azeite e leve ao forno preaquecido a 250°C por  aproximadamente 1 hora ou até  ficarem macias.

Recheio

Em uma frigideira, aqueça o óleo vegetal e acrescente a cebola e o alho picado. Quando a cebola estiver levemente dourada, adicione o tomate picado, os cogumelos, o grão-de-bico, o molho de tomate e o sal. Cubra com  a água e deixe cozinhar em fogo baixo, por aproximadamente 15 minutos ou até o líquido reduzir pela metade. Acrescente o espinafre, misture ligeiramente e desligue o fogo.

Montagem

Coloque as batatas assadas dentro de um recipiente e corte-as ao meio, sem separar.  Acrescente o recheio, cubra com queijo vegano ralado e sirva.

REFOGADO AGRIDOCE  COM TOFU

Ingredientes

200 g de tofu cortado em cubos

1 cebola cortada em tiras largas

¼ de xícara de chá  de alho-poró cortado em rodelas

½ pimentão vermelho cortado em tiras

½ pimentão amarelo cortado em tiras

½ xícara de chá de vagem cozida

½ xícara de  chá de cogumelos Paris cortados ao meio

1 colher de sopa de gengibre ralado

1 colher de sopa de melaço

¼ xícara de chá de molho de soja

2 colheres de sopa de óleo vegetal

2 colheres de sopa de sementes de gergelim

Modo de preparo

Em uma frigideira, aqueça a metade do óleo e adicione os cubos de tofu. Salpique um  pouco de sal e vire os cubos de vez em quando,  para que dourem igualmente. Retire os cubos da frigideira e reserve. Na mesma frigideira que dourou o tofu, acrescente o restante do óleo, a cebola e o alho-poró. Assim que a cebola dourar, adicione os pimentões, os cogumelos, a vagem, o gengibre ralado e o sal. Continue mexendo e mantenha o fogo sempre alto. Após 3 minutos, adicione o melaço, continue mexendo por mais 2 minutos. Acrescente o molho de soja e o tofu, mantenha o fogo sempre alto. Misture por mais 1 minuto ou até o líquido secar um pouco. Cubra com as sementes de gergelim  e sirva.

YAKISSOBA

1 caixa de macarrão sem ovos

1 cenoura cozida e fatiada em rodelas

1 brócolis cozido e cortado em pedaços

1/2 repolho roxo cortado em fatias finas

1 cebola picada

4 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de óleo de gergelim torrado

1/2 pimentão vermelho picado

1/2 pimentão verde picado

1/2 pimentão amarelo picado

Sal, cebolinha picada e alho em flocos a gosto

Molho

2 colheres de sopa de amido de milho

1 xícara de chá de molho de soja

1 xícara de chá de água

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão al dente e reserve. Em uma panela grande, refogue a cebola, o alho e o sal no óleo de gergelim. Acrescente o repolho roxo e o alho em flocos, misture até o repolho murchar e reserve. Refogue os pimentões no óleo, em fogo baixo, até ficarem macios. Junte o pimentão, os brócolis e a cenoura ao repolho, reserve.

Molho de soja
Dissolva o amido de milho em uma xícara de chá de água e acrescente o molho de soja. Leve ao fogo até engrossar, mexa sempre. Misture os legumes com o macarrão e acrescente delicadamente o molho de soja. Misture devagar e finalize com a cebolinha.

CARNE DE JACA 

1 jaca verde

2 cebolas médias picadas

2 tomates grandes picados

Cheiro-verde picado a gosto

100 g de azeitonas picadas

150 g champignon picado

1 l de água

Azeite a gosto

2 dentes de alho amassados

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Corte a jaca em pedaços, coloque  em uma panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 35 minutos após pegar pressão. Retire a panela do fogo e espere a pressão sair. Retire a jaca da panela, coloque  em uma tábua e retire a casca, as sementes e o talo. Com a ajuda de um garfo, desfie a jaca e reserve. Em uma panela, doure o alho, o sal e a cebola no azeite. Acrescente, aos poucos, a carne da jaca, o tomate, a azeitona e o champignon.  Adicione os temperos e misture. Coloque o cheiro-verde, mexa e retire do fogo. Sirva em seguida.

NHOQUE

3 batatas

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de sal

Molho de tomate

6 tomates maduros

3 dentes de alho

1 maço de manjericão

1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Molho

Retire as sementes dos tomates e bata no liquidificador até obter uma pasta. Doure o alho em um fio de azeite, acrescente a pasta de tomate, sal e manjericão. Deixe ferver em fogo baixo até obter um molho espesso.

Nhoque

Lave as batatas e cozinhe-as com a casca, por aproximadamente 40 minutos. Retire da água e deixe esfriar. Descasque as batatas e amasse ou esprema. Acrescente a farinha até obter  uma massa lisa. Coloque farinha em uma tábua, para que  a massa não grude. Faça  tiras com pedaços da massa e corte em cubinhos. Em uma panela grande, coloque bastante água, um pouco de sal e deixe ferver. Vá acrescentando, aos poucos, os cubinhos, eles vão flutuar quando estiverem prontos. Retire os cubinhos e coloque na panela com o molho. Sirva em seguida.

PENNE AO PESTO

Ingredientes

1 kg de macarrão tipo Penne 

6 colheres de sopa de manjericão

10 castanhas-do-pará sem casca

1/2 xícara de chá de azeitonas

1 xícara de chá de azeite

2 dentes de alho sem casca

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Em um liquidificador, bata o manjericão, as castanhas, as azeitonas, a pimenta-do-reino, o alho e o azeite, até obter uma mistura homogênea, reserve. Cozinhe o macarrão por aproximadamente 8 minutos, escorra e transfira para uma travessa. Misture o molho pesto ao macarrão e sirva.

LASANHA DE BERINJELA

Ingredientes

2 berinjelas grandes

Molho de tomate

6 tomates maduros

4 dentes de alho picados

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Óleo para refogar

Molho branco

1 xícara de  chá de castanhas-de-caju cruas

2 xícaras de chá de água fria

1 pitada de noz-moscada ralada

2 colheres de sopa de amido de milho

Sal a gosto

Modo de preparo

Lave, corte as berinjelas em fatias finas e salpique sal. Coloque as fatias em um escorredor até pararem de soltar água.  Grelhe-as em uma frigideira, tempere com sal, pimenta e reserve.

Molho de tomate

Lave os tomates, corte-os e bata no liquidificador, até obter um purê. Em uma panela, coloque o óleo e doure o alho picado. Tempere com sal e pimenta e acrescente o purê de tomate. Misture e tampe a panela. Deixe cozinhar por 5 minutos, adicione água se for necessário.

Molho branco

Coloque as castanhas de molho em um copo com  água e deixe hidratar por 5 minutos. Tempere com um pouco de sal e bata no liquidificador até obter um leite. Acrescente o amido de milho e bata novamente. Coloque essa mistura em uma panela e leve ao fogo médio até engrossar. Se precisar, volte ao liquidificador e bata até obter um creme liso.

Montagem

Unte um refratário com óleo vegetal e cubra com molho de tomate. Alterne as camadas de berinjela, molho branco e molho de tomate. Termine com o molho de tomate. Polvilhe com castanha-de-caju e leve ao forno preaquecido a 180°C, por 20 minutos. Sirva em seguida.

FRICASSÊ

2 inhames cozidos e descascados

1 vidro de leite de coco

200 ml de água

1 lata de milho-verde em conserva

1 colher de sopa de suco de limão

300 g de proteína de soja hidratada

1 cebola picada

Azeite a gosto

Azeitonas picadas a gosto

2 tomates picados

1 pacote de batata palha

Cúrcuma, páprica e sal a gosto

Cebolinha e salsinha picadas a gosto

Modo de preparo

Bata os inhames cozidos e ainda quentes com o leite de coco, a água, o limão, uma pitada de sal e o milho-verde, reserve. Em uma panela com azeite, refogue a cebola, as azeitonas e o tomate. Deixe apurar e acrescente a proteína de soja e os temperos. Misture o creme reservado e mexa até obter um creme espesso. Unte um refratário com um pouco de azeite e coloque o creme. Cubra com a batata palha e leve ao forno até borbulhar.

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *