Estimule o seu cérebro: veja dicas para exercitar o corpo e a mente

Estimule o seu cérebro: veja dicas para exercitar o corpo e a mente
Exercícios para memória (Imagem: Shutterstock)

Veja como a atividade física pode contribuir para o funcionamento do cérebro

O exercício físico, além de melhorar o condicionamento, também pode oferecer bons resultados para o cérebro. Segundo o personal trainer André Luiz de Faria Rocha, a atividade física melhora o desempenho do cérebro e ajuda no alívio do estresse acumulado, pois libera a endorfina (hormônio ligado à sensação de prazer e euforia).   

Exercícios para a memória  

As atividades físicas também podem contribuir para o funcionamento da memória. “Podemos estimular a memória por meio das práticas esportivas, principalmente esportes que envolvem estratégias que obrigam o praticante a usar o potencial cognitivo”, aponta o personal trainer.  

> Saiba por que beber água é importante para a saúde

Tipos de atividades para cada idade 

Atividades físicas são essenciais para todas as idades. São ainda melhores quando trabalham a parte física e contribuem para o funcionamento do cérebro. Por isso, o personal trainer indica alguns exercícios que podem ajudar em determinadas fases da vida. 

  • Crianças 

Os melhores exercícios são jogos e brincadeiras que promovam o maior desenvolvimento cognitivo e possibilidades corporais. Nesta fase, estamos descobrindo novas possibilidades. Então, quanto mais informações de movimentos o corpo tiver, melhor será o desenvolvimento também do cérebro. 

  • Jovens e adultos 

As competições têm grandes vantagens como atividades físicas, pois estão totalmente ligadas à realidade social desta fase, como competição no mercado de trabalho e nos estudos. Este tipo de atividade trabalha a superação de desafios. 

> Musculação na adolescência: conheça os riscos e benefícios

  • Idosos 

As atividades mais indicadas são aquelas que trabalham a força muscular, pois o processo de envelhecimento resulta em perda de força muscular e mobilidade. Também são indicados exercícios que promovam o relacionamento e o convívio social, como aulas de hidroginástica e grupos de caminhada. 

> Conheça os cuidados para garantir o bem-estar de idosos

Estimule o seu cérebro  

De acordo com o neurologista clínico Christiano Tanuri, quando estimulamos o nosso cérebro com exercícios, criamos redes de conexão “que estimularão outras áreas cerebrais, ampliando a capacidade deste em se adaptar ou criar estratégias que melhorem o desempenho durante uma atividade intelectual”. Por isso, se você deseja manter a saúde do corpo e do cérebro, o ideal é fazer atividades físicas seguindo as orientações de um profissional de saúde. 

Leia também

Saúde: Anvisa proíbe mais de 140 remédios para emagrecer

Atitudes que ajudam a reduzir o estresse e melhoram a saúde do coração

Saladas: 5 receitas para ajudar a emagrecer com saúde

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *