O que é alopecia: entenda sobre a doença que atinge Jada Pinkett Smith

O que é alopecia: entenda sobre a doença que atinge Jada Pinkett Smith
Jada Pinkett Smith tem alopecia (Foto: Shutterstock)

Na cerimônia do Oscar, Will Smith deu um tapa no comediante Chris Rock, que fez piada sobre a esposa do ator

Durante a cerimônia do Oscar 2022, que aconteceu neste domingo (27/03), Will Smith deu um tapa no rosto de Chris Rock, após o comediante fazer uma piada sobre a cabeça raspada da esposa do ator, Jada Pinkett Smith, que tem alopecia.

> Anitta chega ao Top 2 do Spotify Global com música ‘Envolver’

No palco da premiação, Chris Rock disse que mal podia esperar para ver Jada estrelar “G.I. Jane 2”. No filme, “G.I. Jane” (que no Brasil foi lançado como “Até o limite da honra”), a atriz Demi Moore raspou os cabelos para interpretar uma tenente em um grupo de elite da Marinha Americana.

Explicação sobre a cabeça raspada

Há alguns meses, Jada Pinkett Smith explicou no Instagram que tem diagnóstico de alopecia e, por isso, decidiu raspar os cabelos. “Vocês sabem que venho lutando com a alopecia e, do nada, vejam essa linha aqui. Olhem isso. Isso apareceu e vai ser um pouco mais difícil de esconder. Então eu pensei em compartilhar com vocês, para que vocês não fiquem fazendo perguntas”, disse a atriz e apresentadora.

​​> Eternos: veja crítica do novo filme da Marvel

O que é alopecia?

A alopecia é uma doença em que ocorre perda de cabelo ou de pelos de qualquer parte do corpo. Segundo o Dr. Ademir Leite Júnior, médico e tricologista, a cabeça costuma ser a região mais afetada por esse tipo de problema.

“Em geral, quando o paciente busca auxílio de um profissional especializado, a alopecia só consegue se tornar perceptível à observação clínica quando é responsável por comprometer ao menos 25% a 30% da quantidade normal de cabelos que o sujeito possui”, explica.

> Identifique qual tipo de tratamento o seu cabelo necessita

Causas e classificações

A alopecia pode ter causas variadas, tais como hereditariedade, doenças sistêmicas, processos inflamatórios, traumas na região afetadas, entre outras. Dessa forma, conforme explica o Dr. Ademir Leite Júnior, elas são classificadas em cicatriciais e não cicatriciais.

Alopecias cicatriciais

Nas alopecias cicatriciais, que são bastante comuns, a área afetada não apresenta folículos ou eles foram destruídos por processos inflamatórios ou agressões importantes, como tração excessiva, queimaduras e cortes.

“Elas costumam ser mais preocupantes e requerem urgência no diagnóstico correto e no tratamento, uma vez que sua perda capilar pode ser irreversível”, alerta o médico e tricologista.

“Isso se deve ao fato de que as células-tronco presentes no folículo, responsáveis por reiniciar o ciclo de crescimento capilar, foram destruídas, resultando em uma redução permanente da densidade de folículos pilosos na região acometida”, acrescenta o Dr. Ademir Leite Júnior.

> Veja como a alimentação influencia na saúde dos cabelos

Alopecias não cicatriciais

Geralmente, as alopecias não cicatriciais podem ser acompanhadas de inflamações mais brandas. Assim, os danos causados por elas não costumam ser permanentes e podem ser revertidos.

“Elas podem ser tratadas e, por esse motivo, permitem que o acometido mantenha seus cabelos em quantidade e qualidade normais ou muito próximo a isso”, tranquiliza o Dr. Ademir Leite Júnior.

> Benefícios da drenagem linfática para o corpo

Procure ajuda médica

A alopecia não é uma doença que coloca a vida em risco. No entanto, pode abalar a autoestima e, ainda, ser sinal de uma doença que afeta a qualidade de vida e que precisa ser tratada. Por isso, o acompanhamento médico é extremamente importante.

Leia mais sobre vida saudável na revista Cuidando da Saúde

Laleska Diniz

Jornalista com formação pela PUC-SP. Apaixonada por produção de conteúdo, trabalha há quase 4 anos com comunicação. Na EdiCase, produz textos sobre os mais variados assuntos para revistas impressas e digitais, portal de notícias e Instagram.

2 thoughts on “O que é alopecia: entenda sobre a doença que atinge Jada Pinkett Smith

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.